Vocês repararam no tanto de promoções que apareceram de ontem pra hoje, na App Store? Muitos cogitaram elas serem em celebração ao Memorial Day americano, e de fato algumas são, mas descobrimos que há outra iniciativa rolando a partir de hoje.
O motivo de tantos cortes nos preços dos apps ganhou o nome de Because We May — um trocadilho entre o mês de maio e a ideia de “possibilidade” da palavra “may”, em inglês.
Visitando o site oficial do movimento, a ideia é um tanto confusa. Por falta de informações, alguns podem ter a impressão de que eles estão protestando contra as lojas mencionadas, mas na verdade trata-se de um protesto anti-Amazon *sem* mencionar o nome da mesma. Os desenvolvedores envolvidos alegam que a política da Amazon App Store prejudica a promoção de seus aplicativos, pois a empresa não dá o controle sobre preços e ainda permite que ela própria mude os valores dos aplicativos quando bem entender.
Como forma de protesto, os organizadores da iniciativa adotaram o seguinte: destacar as lojas que possibilitam a liberdade dos desenvolvedores, promovendo descontos de 24 de maio até 1º de junho. As lojas em questão são: App Store, Mac App Store, Steam, Google Play e alguns outros nomes menores.
Bom pra gente, porque tem uma lista enorme de apps com preços reduzidos! Bom também para as lojas indicadas, que devem vender muito até o início do próximo mês. Contudo, não acho que a mensagem da campanha tenha ficado clara. A grande maioria (tanto de usuários quanto de desenvolvedores) nem sabe o motivo disso tudo e um simples texto apontando a diferença entre as políticas de cada loja resolveria esse problema.
É só da Amazon que eles estão reclamando? O que pode ser feito para melhorar? Não tem nada sobre isso no site dos caras, infelizmente.
[via Cult of Android]