CEO da empresa mais valiosa do planeta, Tim Cook é capa da edição deste mês da revista FORTUNE — com uma reportagem principal escrita por Adam Lashinsky, a qual perfila o executivo explicando um pouco de “Como Tim Cook está mudando a Apple”.
Apesar de manter boa parte da cultura corporativa da Apple, até por já estar na empresa há 14 anos, Cook tem alterado certos comportamentos e posicionamentos dela de acordo com a sua experiência — bastante focada, principalmente, nos processos de desenvolvimento de produtos.
De uma maneira geral, Cook já é bastante conhecido pela sua eficiência operacional. Ele é o principal responsável por fazer tudo funcionar como planejado, por encaixar todas as engrenagens, e em muitos aspectos tem uma postura e uma rotina diária que correspondem muito mais ao papel de um CEO do que seu antecessor, Steve Jobs.
Uma das mudanças citadas na matéria de Lashinsky diz respeito à forma como Cook agora envolve mais e mais gerentes de projetos e fornecimento de componentes em reuniões internas, enquanto isso há um tempo não era visto como prioridade. Alguns dizem que isso poderá levar a Apple a se tornar uma empresa mais “comum”, enquanto outros enxergam tudo como crescimento/amadurecimento notável da companhia.
Uma coisa, é certa: Cook é muito mais aberto e comunicativo que Jobs, tem mostrado a sua cara, possui grande espírito corporativo, tem ouvido investidores e até comumente senta para conversar com empregados aleatórios na lanchonete/cafeteria da Apple. Jobs era um gênio e provavelmente tinha um envolvimento muito maior que Cook na concepção de produtos, mas definitivamente não era uma pessoa fácil de se trabalhar.
Se isso tudo não é positivo para o futuro da Apple, eu não sei o que é. 😉
[via Fortune Tech]