O melhor pedaço da Maçã.

Repensando o gerenciamento de documentos no sistema operacional móvel da Apple, o iOS

Conceito - App Files

Diferentemente do OS X, o iOS não conta com um repositório de arquivos. Ou seja, se você criou um documento de texto no Pages, ele ficará acessível somente no próprio app do Pages. Se você criou uma apresentação no aplicativo Keynote, só poderá ter acesso a ela através dele. Resumidamente, no iOS o foco está no app, e não no conteúdo — você abre o app para ter acesso ao conteúdo, enquanto que no OS X você pega o conteúdo e escolhe em qual aplicativo quer utilizá-lo.

Publicidade

Muita gente acha que a Apple deveria mudar isso, o problema é: como? Rene Ritchie, do iMore, tem uma sugestão. Para ele, a Apple poderia criar o app Arquivos (Files). Ele seria basicamente o que o Imagens (Photos) é para imagens, o Música (Music) é para músicas, ou o Vídeos (Videos) é para vídeos; ou seja, um grande repositório de documentos do iOS.

Conceito - App Files

Conceito - App Files

Conceito - App Files

Na concepção de Ritchie, assim como temos uma integração com as fotos salvas no iOS em apps como Mensagens (Messages) e Instagram — neles podemos “puxar” fotos do aplicativo Photos e utilizadas no próprio app — aplicativos focados em texto também poderiam ter essa mesma integração com o Files. Por exemplo, o usuário poderia abrir o Mail, tocar no botão de anexar arquivos e escolher o documento desejado no repositório do Files.

Conceito - App Files

Outro exemplo seria abrir o Notas (Notes), escrever a sua anotação e depois salvá-la no Files, tornando-a acessível para outros apps.

Conceito - App Files

Eu particularmente gostei bastante da ideia, já que nos oferece um meio simples e fácil de acessarmos nossos arquivos independentemente de onde eles tenham sido criados. Resta agora torcer para a Apple apresentar algo assim no iOS 6.

E você, concorda com a ideia de Ritchie, tem uma ainda melhor, ou acha que tudo deve permanecer como está?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Dica: Cut the Rope Experiments está de graça, tanto para iPads quanto para iPhones/iPods touch

Próx. Post

↪ Mais um grande jogo entra em promoção, na App Store: World of Goo — todas as suas versões

Posts Relacionados