O melhor pedaço da Maçã.

Google apagará contas inativas por mais de 2 anos

Tada Images / Shutterstock.com
Sede do Google em Mountain View

O Google anunciou hoje uma nova política em relação a contas inativas: todas aquelas nas quais não for feito login ou qualquer tipo de interação num período de dois anos poderão ser automaticamente desativadas pela empresa. Com isso, todas as informações da conta serão apagadas caso a conta não seja utilizada.

Publicidade

A gigante de Mountain View lembrou que essas contas são as mais vulneráveis e visadas por crackers, já que têm 10 vezes menos chance de ter a autenticação de dois fatores ativa, além de claramente já terem sido esquecidas/abandonadas pelos seus donos. Caso essas contas sejam tomadas por criminosos, a vulnerabilidade torna-se ainda mais serial.

A política será aplicada apenas a contas pessoais, de modo que organizações, negócios e escolas não serão afetadas. A aplicação da nova medida também só começará em dezembro deste ano, iniciando por contas que foram criadas e nunca mais usadas. A empresa, vale notar, enviará “múltiplas notificações” aos donos por meio dos emails do Google e de recuperação avisando sobre o processo.

Para manter uma conta ativa, não é necessário muito esforço. Basta fazer login e/ou usar algum dos serviços do Google — e demorar menos de dois anos para fazê-lo novamente. Basicamente qualquer ação funciona para que a empresa não considere a sua conta como inativa, como ler emails, ver vídeos no YouTube, fazer buscas e até mesmo manter assinaturas ativas.

Publicidade

No caso do Google Fotos, será necessário abrir o serviço e interagir com ele ao menos a cada dois anos para que se considere que o usuário não está inativo e o conteúdo não seja apagado. Também deverão ser enviadas notificações para relembrar as pessoas de abrirem o aplicativo e evitarem ficar inativas.

Vale lembrar que, há alguns anos, o Google conta com um recurso chamado Gerenciador de contas inativas. Ele permite que o próprio usuário defina contatos de confiança e configure um tempo predefinido para que a conta, caso se mantenha inativa, seja apagada, também enviando notificações periodicamente para o usuário.

Fiquem ligados nas suas contas antigas!


Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 312.2 (323.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music e Maps ganham recurso de descoberta de shows

Próx. Post

Apple impediu US$2 bi em transações fraudulentas na App Store em 2022

Posts Relacionados