O melhor pedaço da Maçã.

Apple encerrará parceria com o Goldman Sachs, aponta WSJ [atualizado]

Eui Jong Kim / Shutterstock.com
Apple Card

Como rumores indicavam que aconteceria, a parceria entre a Apple e o Goldman Sachs (responsável pelo Apple Card e por negócios como o Apple Savings) deverá chegar ao fim nos próximos meses. Segundo o The Wall Street Journal, a Maçã enviou ao banco uma proposta de rescisão de contrato, que deverá ser encerrado em cerca de 12-15 meses.

Publicidade

A notícia sobre o fim da parceria, que abrangerá todos os negócios entre as duas empresas, corrobora relatórios recentes do próprio WSJ os quais indicavam um desgaste na relação — especialmente por parte do Goldman Sachs. O banco teria perdido muito dinheiro com a parceria e estaria tentando restringir seu campo de atuação no setor financeiro — intenção que tiraria a Maçã dos seus planos.

Mas outros fatores podem ter influenciado para o descontentamento do banco com a Apple, que pressionou a instituição financeira para fornecer crédito a praticamente todos os candidatos e enviar as contas de todos os titulares do cartão no início do mês. Alguns executivos do Goldman Sachs também responsabilizam a Maçã por decisões de órgãos regulatórios contra o banco.

Como nesse tipo de parceria é a Apple exerce um papel de controle sobre o contrato, pode-se imaginar que o Goldman Sachs expressou à empresa seu desejo de encerrar o negócio. A Apple, por sua vez, teria enviado a proposta de rescisão a pedido do banco.

Publicidade

O grande x da questão é se a Maçã já sabe quem será o novo financiador do seu lucrativo negócio financeiro. O Goldman Sachs tentou negociar uma transferência da parceria para o American Express, mas a empresa financeira teria expressado preocupações com vários aspectos — inclusive com as taxas de perda.

Não está claro se essas discussões continuaram, mas é provável que outra instituição entre na jogada. Trata-se da Synchrony Financial, que é a maior emissora de cartões de crédito para lojas nos Estados Unidos e chegou a concorrer com o Goldman Sachs pela parceria com a Apple no passado — e acabou saindo derrotada.

Embora ainda não saibamos se (e/ou como) essa mudança poderá afetar os atuais usuários do Apple Card, pode ser que nos bastidores haja uma mudança mais brusca no que se refere ao nível de controle que a Apple tem sobre o negócio numa provável futura parceria com outra instituição.

Atualização, por Rafael Fischmann29/11/2023 às 06:55

A Apple deu a seguinte declaração à CNBC:

A Apple e o Goldman Sachs estão focados em fornecer uma experiência incrível aos nossos clientes, para ajudá-los a ter uma vida financeira mais saudável. O premiado Apple Card teve uma ótima recepção por parte dos consumidores e continuaremos a inovar e oferecer as melhores ferramentas e serviços para eles.

Segundo fontes da Bloomberg, a Apple não tem quaisquer planos de descontinuar o seu cartão de crédito ou a sua conta-poupança.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17.2 permitirá alterar som padrão das notificações

Próx. Post

Como limpar os AirPods [Pro e Max] do jeito certo

Posts Relacionados