O melhor pedaço da Maçã.

Vulnerabilidades em produtos da Apple saltaram 467% em 1 ano

Com isso, a Maçã atingiu o terceiro lugar entre as empresas com produtos mais vulneráveis
Foto de Varun Yadav no Unsplash
Produtos da Apple

Não, essa não é uma notícia do tipo “corram para as montanhas imediatamente”, mas sim um alerta: de acordo com um relatório recente da Atlas VPN, as vulnerabilidades entre os produtos da Apple (incluindo iPhones, iPads, Macs e outros) cresceram nada menos que 467% em menos de um ano.

Publicidade

Os dados, baseados num relatório de cibersegurança recente da Telefónica, são referentes ao segundo semestre de 2021. Em comparação à primeira metade do ano passado, quando os produtos da Maçã tinham estimadas 67 vulnerabilidades, o salto foi gigantesco: no segundo semestre, este número passou para 380 falhas conhecidas.

Com isso, a Apple pulou rapidamente do 11º para o 3º lugar entre as empresas com maior número de vulnerabilidades registradas. O Google ainda é o campeão do inglório ranking, mas conseguiu diminuir o número de falhas na comparação entre semestres — 511 contra 547. A Microsoft, por sua vez, permanece no segundo lugar com um número quase estável de vulnerabilidades: 428 no segundo semestre.

Voltando à Apple, a pesquisa apontou que as vulnerabilidades mais exploradas pelos cibercriminosos estão no navegador Safari e nos sistemas operacionais da empresa. Um ponto de preocupação extra, no caso da Maçã, é que uma mesma falha pode ser explorada em vários tipos de dispositivos, pelo fato de que os seus sistemas e produtos estão conectados e têm base nas mesmas fundações.

Publicidade

Vale notar que, numa outra pesquisa relacionada da Atlas VPN publicada recentemente (esta, baseada em dados do laboratório AV-TEST), mais de 34 milhões de novos malwares foram descobertos até agora em 2022. Destes, quase 3/4 (ou cerca de 25 milhões) são para o ecossistema do Windows enquanto outros 536 mil são focados no Android. Apenas 2.087 são para macOS.

Ainda assim, é bom manter a guarda alta, como de costume — ou, em outras palavras, sempre manter seus sistemas atualizados e adotar as práticas comuns de navegação segura. Não deem bobeira!

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Diablo Immortal será lançado no dia 2 de junho

Próx. Post

Kaspersky Safe Kids ganha novidades para o iOS e o YouTube

Posts Relacionados