O melhor pedaço da Maçã.

O iPad de 7 polegadas

Mockup de iPad mini

por Jim Dalrymple

Publicidade

Steve Jobs é citado dizendo que um iPad de 7 polegadas seria muito pequeno. Embora as tecnologias que possibilitariam tal dispositivo tenham mudado nos últimos anos, as razões pelas quais a Apple o lançaria não mudaram.

Mockup de iPad mini

A razão a qual muitas pessoas trazem acerca do lançamento de um iPad de 7 polegadas é o Kindle Fire. Analistas e jornalistas insistem que a Apple precisa trazer ao mercado uma tablet menor para combater a ameaça da Amazon.

Publicidade

Há algumas coisas a se considerar, com esse argumento. Primeiro, pessoas que usam isso como base para o lançamento de um iPad de 7 polegadas estão falando besteira. Segundo, usar esse argumento mostra que eles não entendem a Apple e como a companhia funciona.

A Apple não irá responder a uma concorrente lançando um produto que ela não acha que está pronto para ser vendido ou que não fará um impacto significativo na indústria. O Kindle Fire, apesar de vender bem para a Amazon, não é um concorrente do iPad.

As pessoas não saem procurando por um iPad e então decidem comprar um Kindle Fire, sabendo que elas podem obter a mesma experiência. O Fire e o iPad atendem a mercados diferentes.

Publicidade

Eu acredito que a Apple tem um iPad de 7 polegadas já há algum tempo, então ela poderia ter lançado-o a qualquer momento, mas não o fez porque não foi o produto que ela sonhou.

Nos anos desde que o iPad original foi lançado, chips se tornaram menores, tecnologias sem fio estão melhores, telas Retina foram lançadas e a Apple tem uma ideia melhor de como pessoas usam o dispositivo. Essas informações são cruciais de ter, quando se está tomando decisões de produtos.

O iPad de 10 polegadas foi o tamanho perfeito com as tecnologias e os dados mercadológicos que a Apple tinha disponíveis na época. O fato é que ele ainda é um tamanho perfeito.

Publicidade

Um iPad de 7 polegadas é apenas um sinal de que a Apple está preenchendo sua estratégia de produtos, e não que a estratégia mudou. A companhia tem um histórico de fazer exatamente essa mesma coisa com seus produtos.

Tomemos o iPod original. Olhando para ele agora, ele era grande. Porém, naquele momento, com a tecnologia que estava disponível para ela, a Apple lançou o que achava que era o melhor produto que conseguiria produzir.

A Apple então veio com o iPod mini, que depois se tornou o iPod nano, capturando outro segmento do mercado. O lançamento foi seguido pelo iPod shuffle, de novo capturando outro segmento do mercado.

Foram as mudanças em tecnologias que permitiram que esses produtos fossem lançados, mas eu acredito que a Apple tinha planejado os lançamentos desde sempre.

Quando você olha para um iPad de 7 polegadas, ou qualquer outro produto da Apple, não olhe em como ele afeta os concorrentes, mas sim em como ele se encaixa na estratégia de produtos da Apple. Fazer isso tornará as coisas bem mais claras.

·   ·   ·

Jim Dalrymple, do The LoopA tradução deste texto — leia o original: The 7-inch iPad — foi autorizada ao MacMagazine pelo seu autor, Jim Dalrymple, fundador e editor do site The Loop. Ele foi um dos membros originais do MacCentral, depois da Macworld.

O trabalho de Jim já esteve em muitas publicações, incluindo Macworld, PCWorld, Computerworld, Macworld UK e muitas outras. Ele também já apareceu como expert em diversos canais de televisão, como CNN, Fox, CBS e ABC.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Já tem um iGadget rodando o iOS 5.1.1 com jailbreak tethered? Então você não precisa da Absinthe para torná-lo untethered

Próx. Post

Gizmon lança novo kit de lentes de encaixe para iPhones e iPads

Posts Relacionados