O melhor pedaço da Maçã.

Apple rejeita integração de aplicativo com serviço de micropagamentos

Logo (miniatura) da Flattr

No começo do mês falamos de uma atualização do app Instacast, um gerenciador de podcast disponível tanto para iPads quanto para iPhones/iPods touch. Em fevereiro, a versão HD ganhou integração com o Flattr, um serviço de micropagamento o qual permite que criadores de conteúdo possam contar com o apoio financeiro de seus leitores/ouvintes/fãs — nas palavras deles, é como um botão de “curtir” do Facebook, mas com um significado “real”. Neste mês, começou mais uma polêmica…

Publicidade

Logo da Flattr

Em 6 de maio a Apple rejeitou uma atualização do Instacast, e recomendou à Vemedio que fizesse a coleta das doações via Mobile Safari ou SMS. Analisando a resposta da Apple, a recomendação não faz muito sentido. A Maçã sempre preza por uma experiência integrada, 100% dentro do app — o iAd, plataforma de publicidade da empresa, não visa isso, por exemplo?

A dupla Vemedio/Flattr conversou bastante com a Apple explicando o funcionamento do sistema, a fim de uma possível reconsideração. Tudo em vão, já que no dia 24 de maio a Apple decidiu que a Vemedio não poderia incorporar o sistema de doações da Flattr. Enquanto a desenvolvedora continua conversando com a Maçã, a Flattr está fazendo mudanças em seu sistema (no iOS) tentando deixá-lo da maneira “correta” aos olhos da firma de Cupertino.

Publicidade

Como disse, o estranho disso tudo foi a recomendação da Apple, a qual faz com que o usuário saia do app. Alguns estão dizendo que este não é o verdadeiro motivo da rejeição, acreditando que a Maçã não gostou de ver um sistema de pagamentos rolando no iOS enquanto ela não vê a cor do dinheiro. Mas a verdade, como bem apontou um usuário do Flattr, é que ninguém está fazendo uma transação via iOS, já que o dinheiro doado pelo usuário já foi pago anteriormente ao Flattr, e este apenas repassa um valor para o podcast em questão (no caso do Instacast).

Estaria a Apple com medo de o sistema da Flattr substituir as In App Purchases — cenário no qual ela deixaria de ganhar seus 30%? A coisa já ganhou uma grande proporção, então provavelmente teremos nas notícias sobre caso (e a decisão da Apple) em breve.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Participação de Tim Cook na conferência D10, amanhã à noite, contará com tributo a Steve Jobs

Próx. Post

Odeia ter que fazer check-ins manuais, no foursquare? Então conheça agora o Checkinmator

Posts Relacionados