O melhor pedaço da Maçã.
Worawee Meepian / Shutterstock.com
WhatsApp

Jornal alega que WhatsApp não tem criptografia de ponta a ponta

O Facebook costuma se orgulhar que o WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, mas uma reportagem do ProPublica alega que ocorre algum monitoramento de mensagens por trás das cortinas — sugerindo que elas são, de fato, interceptadas.

Publicidade

Como muitos devem saber, o uso de criptografia de ponta a ponta oferece um nível de privacidade e segurança adicional, mas as informações do ProPublica afirmam que o WhatsApp emprega mais de 1.000 trabalhadores especificamente para examinar “milhões de conteúdo dos usuários”.

Ainda de acordo com a reportagem, esses supostos funcionários “usam um software especial do Facebook para examinar mensagens e conteúdos sinalizados por usuários do WhatsApp e rastreado por sistemas de IA1Inteligência artificial.“.

Em resposta ao 9to5Mac, entretanto, o Facebook confirmou que todas as mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, e que a reportagem do ProPublica se baseia “em um aparente mal-entendido”. De fato, a análise das mensagens do WhatsApp é possível em apenas uma circunstância: quando uma mensagem é denunciada, como supracitado.

Publicidade

Quando o destinatário da mensagem usa o recurso Relatório do WhatsApp, a mensagem é efetivamente encaminhada automaticamente para o Facebook. Tecnicamente, isso não é diferente de encaminhar manualmente uma mensagem: nesse ponto, a mensagem já está descriptografada. O preenchimento de um relatório cria uma nova mensagem criptografada de ponta a ponta para o Facebook, que então mantém a chave, pois é o destinatário pretendido da mensagem.

Isso, no entanto, esclarece um ponto que pode não ser óbvio para muitos usuários: quando você denuncia uma mensagem, não é apenas aquela mensagem que é encaminhada, mas as quatro mensagens anteriores dentro da mesma conversa.

As mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, mesmo quando você usa vários dispositivos, e isso nunca vai mudar.
Ao denunciar uma conversa, as últimas 5 mensagens serão encaminhadas para o WhatsApp, conforme mostrado nesta captura de tela.
Estamos em 2021 e ainda preciso esclarecer isso. 😅

Segundo o Facebook, essa coleta adicional fornece aos moderadores o contexto necessário para avaliar a mensagem denunciada mais adequadamente. Nesse sentido, usuários são informados de que “interações recentes” são incluídas ao fazer uma denúncia.

Vale notar que, no começo deste ano, mudanças na política de privacidade do WhatsApp causaram outra dor de cabeça ao Facebook. Por conta da ampla reação negativa dos usuários, o mensageiro afirmou, em agosto passado, que fará ajustes na sua política de privacidade no Brasil.

Notas de rodapé

  • 1
    Inteligência artificial.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polaroid lança câmera Now+ com Bluetooth e app para iOS

Próx. Post

“iPhone 13”: Apple confirma evento para 14 de setembro

Posts Relacionados