O melhor pedaço da Maçã.
TrueTech
Apple Car

Apple cancela projeto do seu veículo elétrico e passa a focar em IA generativa, diz Mark Gurman

No que talvez seja uma das notícias mais surpreendentes em algum tempo, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) informou há pouco que a Apple está cancelando o seu projeto para construir um carro elétrico. Conhecido como “Projeto Titan”, ele era um dos esforços mais ambiciosos da história da empresa.

Publicidade

Segundo Gurman, o diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e o vice-presidente de tecnologia da companhia responsável pelo projeto, Kevin Lynch, anunciaram internamente o cancelamento do projeto hoje, pegando os quase 2 mil funcionários envolvidos de surpresa.

Ainda de acordo com as informações, muitos funcionários da equipe — conhecida como Grupo de Projetos Especiais (ou SPG, na sigla em inglês) — serão transferidos para a divisão de inteligência artificial sob o comando do executivo John Giannandrea. A Apple, vale notar, terá um grande ano na seara dessa tecnologia.

Entretanto, alguns desses funcionários (como engenheiros de hardware e designers de automóveis) deverão ser demitidos, enquanto outros poderão se candidatar a empregos em outras equipes da companhia.

Dificuldades internas

Ainda que a decisão de encerrar o projeto tenha caído como uma bomba, os esforços da Apple no segmento de veículos elétricos sofreram dificuldades quase desde o início, com a liderança e a estratégia da equipe sendo alterada várias vezes.

Publicidade

Mais recentemente, segundo Gurman, a Apple imaginou que o carro custaria cerca de US$100 mil. Ainda assim, os executivos estavam preocupados se o veículo seria capaz de fornecer as margens de lucro que a empresa normalmente desfruta em seus demais produtos.

Além disso, o conselho da gigante de Cupertino também estava preocupado em continuar a gastar centenas de milhões de dólares por ano num projeto que talvez nunca fosse ver a luz do dia — como acabou de acontecer.

Publicidade

De qualquer forma, a decisão encerra um esforço multibilionário que teria levado a Apple a uma indústria totalmente nova — e cuja concorrência aparentemente já está “comemorando” a decisão.

A companhia, vale lembrar, começou a trabalhar no projeto há quase uma década.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aluguel do Apple Vision Pro está virando um negócio de sucesso na China

Próx. Post

Feito por brasileiro, Dusk é um cliente do X (antigo Twitter) para o Vision Pro

Posts Relacionados