O melhor pedaço da Maçã.

Apple permite que donos de antigos iPads e iPhones/iPods touch façam download de versões anteriores de apps [atualizado]

Download de versões antigas de apps

O iPhone foi lançado em 2007 e, de lá pra cá, muita coisa mudou. No começo, por exemplo, a famosa App Store não existia e essa relação que hoje temos com aplicativos só surgiu com o iPhone 3G. Os apps chegaram para ficar e facilitaram muito a execução de diversas tarefas — sem contar, é claro, com os milhares de joguinhos que agora estão disponíveis para compra de forma simples e fácil.

Publicidade

Uma coisa, porém, atrapalha muito donos de antigos iGadgets: compatibilidade. Para deixar seus apps cada vez melhores — e para utilizar as últimas APIs (application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicativos) disponibilizadas pela Apple —, desenvolvedores são obrigados a “abandonar” o suporte a antigos dispositivos. Hoje, quem tem um iPhone 3GS ou anterior sofre com esse tipo de coisa.

Mas veja só que legal. O usuário Justinbeiberispoop, do Reddit, tem um iPod touch de segunda geração e tentou instalar o Instagram nele. O problema é que o app requer minimamente o iOS 5.0 e o iPod touch dele estacionou no iOS 4.2.1. Só que, ao tentar instalar, a seguinte mensagem apareceu:

Download de versões antigas de apps

Fazer o download de uma versão anterior deste app?
A versão atual requer o iOS 5.0 ou superior, mas você pode fazer o download da última versão compatível.”

Publicidade

Isso é ótimo e, de certa forma, mostra até mesmo um respeito com o consumidor, já que ele não é forçado a trocar de aparelho “apenas” porque seus apps favoritos não são mais compatíveis com ele. Mandou bem, Apple!

[via Engadget]

Atualização, por Rafael Fischmann · 19/09/2013 às HH:MM

Em um post no seu blog para desenvolvedores, a Apple não só confirmou a novidade como disse que eles próprios poderão definir que versões antigas de seus apps continuarão disponíveis para download.

Leitores nossos conseguiram por exemplo baixar versões anteriores de apps como Instagram e WhatsApp Messenger, mas elas não funcionam mais devido a bloqueios nos próprios servidores dos serviços — muito provavelmente por questões de segurança. Esses são típicos casos em que não faz sentido manter tais versões disponíveis para download.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Aplicativo oficial do iTunes Festival está agora preparado para o iOS 7

Próx. Post

Confira as ofertas de hoje no Two Dollar Tuesday: 1000 OpenType Fonts, Fumy e Better Rename 9

Posts Relacionados