O melhor pedaço da Maçã.

Governo reduz em 10% imposto de importação sobre smartphones e computadores

Calculadora

O Ministério da Economia anunciou hoje, quarta-feira (17/3), uma redução de 10% na alíquota do imposto de importação cobrado sobre smartphones e computadores (eletrônicos em geral), bens de capital1Bens que servem para a produção de outros, como máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais, etc., entre outros.

Publicidade

De acordo com o governo, a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, envolvendo 1.495 produtos que não dependem de negociação com os demais parceiros do Mercosul.

A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã (quinta-feira, 18/3) e entrará em vigor na próxima semana (sete dias após a publicação).

Ainda segundo o Ministério da Economia, atualmente as tarifas de importação variam de 0% a 16%. Com a redução aprovada, uma máquina sobre a qual incide hoje 10% de imposto de importação passará a ter alíquota de 9%; já um eletrônico cuja importação exige pagamento de 16% de imposto, passará a 14,4%; no caso dos produtos sobre os quais hoje incide imposto de importação de 2%, a alíquota será zerada.

Publicidade

A medida beneficia o consumidor brasileiro e os pequenos e médios empresários, com a redução de tarifas de importação de produtos como aparelhos celulares e notebooks, de 16% para 14,4%, e de equipamentos médicos de raio-X e microscópios óticos, de 14% para 12,6%.

A ideia, obviamente, é que produtos importados fiquem mais baratos no mercado interno e que isso leve a um aumento da produtividade no país.

Produtos da Apple

Falando especificamente do mundo Apple, veremos se tal medida terá algum impacto nos preços dos produtos da empresa no Brasil — arrisco dizer que, com a variação cambial do jeito que está, nada deverá mudar; ou quem sabe, até aumentar. 😓

Ademais, vale lembrar que a Apple só costuma fazer 1-2 reajustes de preços por ano — então, de qualquer forma, não deveremos ver nenhuma mudança imediata nesse sentido.

via G1

Notas de rodapé

  • 1
    Bens que servem para a produção de outros, como máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais, etc.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App WOMBO transforma fotos em performances musicais

Próx. Post

Apple TV+ firma parceria com produtora de Natalie Portman

Posts Relacionados