Nova pesquisa da NPD mostra que dois terços dos laptops acima dos US$1.000 vendidos em redes norte-americanas são Macs. Apesar do número cair para 14% entre computadores custando menos que US$1.000, a reportagem do Apple Watch confirma, mais uma vez, que a Apple mantém uma constante expansão em vendas de computadores.
Stephen Baker, vice-presidente da empresa de consultoria, afirmou que a fatia de mercado da Apple em notebooks está crescendo duas vezes mais rápido do que a média do mercado. Vendas de laptops com Windows, diz ele, estão “bastante estagnadas atualmente”.
A linha de desktops da Apple também está com vendas aceleradas, registrando um crescimento de 45% sobre os padrões da indústria (que caiu 20%), e aproveitando-se principalmente do constante declínio causado pela chegada do Windows Vista. As vendas de PCs rodando o novo sistema operacional da Microsoft caíram 25%, segundo o Apple Watch.
“Macs estão crescendo e desktops com Windows, não. Não importa sobre qual aspecto você analise a situação, a Apple está batendo o Windows”, comenta Baker. “A Apple possui hoje o melhor esquema de distribuição nos últimos 15 anos. Eles estão agindo na hora certa. Há, ainda, a vantagem do iPod, mas o grande negócio são as lojas”.
A Apple recentemente deixou a Dell para trás e se tornou a maior fabricante em vendas de laptops no mercado educacional dos Estados Unidos.