O melhor pedaço da Maçã.

TransType informa: seus problemas acabaram!

Pelos menos, aqueles relacionados com fontes!

Publicidade

O Transtype Pro, da FontLab, é realmente uma mão na roda. Salva vidas, praticamente! Imagine poder escolher qualquer fonte no seu Mac, sem se preocupar se ela é OpenType (formato que funciona tanto no Mac como no PC e que nunca é o formato daquela fonte perfeita para o projeto em questão)? Claro que estou falando de trampos que serão finalizados por terceiros, e aí não é sempre que podemos contar com o Create Outlines para resolver tudo…

Transtype em ação para que todos possam ter uma boa fonte, não importando o OS.
TransType em ação para que todos possam ter uma boa fonte, não importando o OS

O TransType Pro é um programa leve (pesa somente 6.7MB) e está na versão 3.0.2. Não entendi o porquê, mas ele não ganha um update faz tempo e tem uma interface bem… antiga, pra ser sincera! Na tela inicial, você só tem os botões, sem legenda com explicações do que fazer.

Publicidade

Clicando no botão +, você adiciona quais fontes do seu Mac deseja converter. Elas são listadas nessa primeira janela, a Source fonts. Automaticamente, na segunda janela, a Destination fonts, se forma outra lista agora com ícones indicando para qual formato de fonte para PCs ele converterá. Clicando na setinha ao lado do nome, e indo na opção Format, ele lista 4 formatos de fontes para PCs: Win TrueType/OpenType TT, Win Type 1 e OpenType PS e indica qual deles ele vai usar — o default é Win Type 1.

Abaixo da Destination/Source fonts, há uma preview com a famosa frase The quick brown fox jumps over the lazy dog na fonte selecionada e, logo na seqüência, as janelas Legend para cada lado — aqui, ele também traz informações da fonte do Mac e a do PC, nas respectivas janelas.

Pronto, tudo feito! Agora, é clicar no penúltimo botão (é bom, esse desenho que indica conversão, ham?), escolher onde você quer salvar os arquivos para uso no PC e dar o ok. Done!

Maaaaaaaas… como tudo que é legal e faz bem, ele tem um preço. Sim, sim, apesar da carinha mixuruca, a FontLab sabe que o TransType Pro resolve a nossa vida. O programa custa US$179. Há versão de upgrade por US$87, porém. E caso você queira o inverso — converter fontes de PCs pra fontes de Macs —,  prepare-se: é preciso pagar por outro download. É… dolorido, mas que garante horas de paz pro povo do impresso… ah, isso garante, sim!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone: o fone que come

Próx. Post

Hoje, faz dez anos que o iMac começou a ser distribuído

Posts Relacionados