O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google apresenta novidades para seus serviços de mapas, incluindo imagens em 3D

Google Maps offline

Hoje, 6 de junho, aconteceu o evento do Google no qual a empresa apresentou as novidades relacionadas a seus serviços de mapas. Conforme esperado, trata-se mesmo da nova geração de mapas 3D, porém eles serão disponibilizados (por enquanto?) apenas via Google Earth.

Publicidade

Para modelar os novos mapas em três dimensões, a empresa passou a utilizar imagens aéreas feitas a partir de aviões, além de muito trabalho em técnicas de renderização combinadas com uma nova tecnologia de visão computacional, as quais automatizam a criação de paisagens em 3D. O resultado (no vídeo promocional, é bom lembrar) é simplesmente espetacular:

Curiosamente, conforme apontou o iDownloadBlog, a demonstração aconteceu tanto em um iPad quanto em uma tablet rodando Android. A novidade vale para cidades metropolitanas americanas — aparentemente, nenhuma específica foi mencionada — e, ao longo do ano, mais e mais cidades serão adicionadas.

Google Maps offline

Uma das novidades interessantes sobre os mapas, e que sem dúvida vai melhorar muito a experiência, é que usuários poderão “baixar” pedaços de mapas em seus aparelhos, tornando o uso offline algo real. A novidade chegará em breve para Android, mas a companhia pretende disponibilizá-la para todas as plataformas.

Publicidade

Algumas curiosidades do evento:

  • Os carros usados para captação do Street View já percorreram mais de 8 milhões de quilômetros.
  • Foram coletados 20 petabytes de dados (em imagens).
  • O Google Earth já conta com 75% do planeta coberto por imagens de alta resolução.

A imagem que ficou — até porque as novidades não estão prontas, finalizadas — é que o Google correu para marcar o evento e apresentar a novidade antes da Apple; quase gritando, “FIRST!” Como sabemos, a Maçã provavelmente apresentará sua solução de mapas na WWDC 2012, evento que acontecerá na semana que vem. Obviamente, quando questionados, os executivos do Google desconversaram, dizendo que eles estavam orgulhosos do novo Maps e que continuarão trabalhando para disponibilizá-lo em mais e mais aparelhos.

Google Earth para Android e iOS

A novidade apresentada pela empresa — conforme disse, inicialmente disponível apenas via Google Earth — chegará também para o sistema operacional móvel da Apple. Mas depois que a firma de Cupertino lançar a sua solução de mapas e as novidades apresentadas hoje pela gigante de buscas chegarem ao Google Maps, será que a Maçã deixará o aplicativo oficial do Google entrar na App Store? Esperamos que sim.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
IDC sobre futuro dos smartphones

IDC prevê que vendas de smartphones com Windows Phone superarão as de iPhones em 2016

Próximo Artigo
Confusão em fábrica da Foxconn

↪ Confusão em fábrica da Foxconn na cidade de Chengdu (China) acaba em prisão

Posts Relacionados