O melhor pedaço da Maçã.

Empresa criou app “Memoji” apenas para processar a Apple, diz Corte

sdx15 / Shutterstock.com
Memoji em iPhone

Pois é, pessoal! Não é uma semana normal se não tivermos notícias de um dos diversos processos que a Apple frequentemente recebe. A decisão que abordaremos nesse post tem a ver com uma ação iniciada em 2018 pela Social Technologies LLC.

Publicidade

Deixe-me relembrar: à época, a empresa começou a processar a Maçã alegando que a marca Memoji, lançada naquele mesmo ano, veio de um aplicativo homônimo para Android.

Pois, ontem, a Corte de Apelos dos Estados Unidos para o 9º Circuito (9th U.S. Circuit Court of Appeals) concluiu que a Social Tech, proprietária do app, o criou exclusivamente para embasar seu processo contra a Apple. Desta forma, o tribunal afirmou que a empresa não tem direitos em relação ao uso da palavra, já que falhou em usá-la legitimamente.

Ainda assim, embora possuísse o registro da palavra “Memoji” desde abril de 2016, o aplicativo não havia sido disponibilizado até o processo ser iniciado — ou seja, bem depois que a Apple anunciou o recurso. O aplicativo, inclusive, foi considerado “defeituoso” e foi acusado de ter sido desenvolvido às pressas apenas para tentar reservar os direitos da companhia e reforçar sua ação contra a gigante de Cupertino.

Publicidade

A agência Reuters observou que, em 2019, o juiz Vince Chhabria decidiu a favor da Apple e trouxe à tona alguns emails internos Samuel Bonet, CEO da Social Tech. Um deles, inclusive, dizia: “Estamos alinhando todas as nossas informações, nos preparando para um bom processo contra a Apple, Inc! Estamos MUITO bem. Escolha sua Lamborghini!”

A empresa de Bonet já havia apelado do caso, alegando que um tribunal de primeira instância tinha cometido um erro no julgamento. Além disso, o advogado da companhia, John Pierce, declarou que entrará com um recurso para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

A Social Tech continua afirmando que detém os direitos da marca “Memoji”, argumentando que o uso pela Apple resultou na diluição da marca, em concorrência desleal e na violação da Lei Geral de Negócios de Nova York (New York General Business Law).

Mais um caso (quase) concluído a favor da Maçã. Veremos o desenrolar dessa história, contudo…


Ícone do app Memoji
Memoji de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3 (1.7 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPad Pro de 12,9″ (M1) com 31% de desconto!

Próx. Post

Campanha contra reconhecimento facial em lojas mira Apple e outras empresas

Posts Relacionados