A Apple, como sempre, não está participando da Consumer Electronics Show (CES) 2019. Quer dizer, não diretamente; podemos dizer com absoluta certeza que a empresa está envolvida, sim, no evento.
Primeiro com o anúncio acima, que publicamos no nosso Instagram (se você ainda não nos segue por lá, deveria). Segundo com as notícias envolvendo a chegada do conteúdo da iTunes Store e do AirPlay 2 em televisores da Samsung, da LG e de outras fabricantes.
Mas não acabou aí, não. Segundo o TechCrunch, a Apple convidou jornalistas a visitarem estandes de algumas empresas parceiras as quais estão anunciando produtos conectados à plataforma HomeKit na CES. Ou seja, mesmo não participando in loco na que podemos considerar a maior feira de tecnologia do mundo, a Maçã está se fazendo presente.
A “ajudinha” extra da Apple na divulgação desses novos produtos faz sentido: no ano passado, a empresa lançou um novo sistema de autenticação via software, junto ao iOS 11.3, abandonando a exigência de incluir um chipset MFi nos produtos compatíveis com o HomeKit e facilitando bastante as coisas para empresas parceiras. E um reflexo disso é, possivelmente, a quantidade de novos produtos sendo lançados em 2019 suportando o protocolo.
Temos, por exemplo: novos interruptores Wemo (da Belkin, US$40) que permitem o controle de luzes tradicionais pelo iPhone ou pela Siri; uma faixa de luz (da Eve) bem nos moldes da Philips Hue; um plugue de tomada inteligente (da ConnectSense; US$60) que permite acompanhar o consumo de energia; uma nova linha de fechaduras inteligentes (da Kwikset) com tela sensível ao toque e visual mais contemporâneo/elegante; um sistema modular de iluminação inteligente (da Nanoleaf, a partir de US$248) que pode criar padrões divertidos e bonitos e até mesmo responder à música; uma campainha de vídeo inteligente (da Netatmo) que permite aos clientes ver, em seu telefone, quem está na porta; e muito mais.
Como podemos ver, a Apple não está participando da CES; por outro lado, nunca esteve tão presente em Las Vegas.