A polêmica sobre a remoção do carregador das caixas de iPhones ganhou um novo capítulo hoje.
O Procon de São Paulo notificou a Apple Brasil para que ela esclareça a ausência do acessório. Segundo uma reportagem do jornal O Globo, a empresa tem até 72 horas para responder a notificação. Todavia, a Apple já ignorou solenemente outras notificações do órgão.
Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, disse ao jornal que a venda separada do carregador e do smartphone pode ser considerada uma prática abusiva, podendo obrigar o consumidor a ter que comprar o acessório separadamente.
Outra questão levantada pelo Procon-SP diz respeito às alternativas que poderão ser usadas pelos consumidores que não comprarem o carregador da Apple, além da garantia dos dois produtos. A assessoria da Apple, até o momento, não se pronunciou sobre o ocorrido.
Vale lembrar que não são apenas os iPhones 12 que perderam o carregador: os modelos SE, XR e 11, ainda mundialmente à venda, também agora contam com apenas um cabo USB-C para Lightning em suas caixas.
Não sei vocês, mas acho que essa polêmica toda está só começando…