numa matéria da Bloomberg, veja só:
Você sabia que Steve Jobs deu pitacos na campanha eleitoral de Barack Obama? Pois foi exatamente isso que Joshua Green nos contouEm duas longas conversas privadas, Steve Jobs despejou em [Jim] Messina [gerente de campanha de Obama] o que todos na Casa Branca estavam fazendo de errado e o que eles deveriam fazer de forma diferente, antes de explicar como a campanha poderia explorar formas de tecnologias que não eram possíveis anteriormente. “Na última vez você estava programando apenas para dois canais”, Jobs disse a ele, referindo-se à web e ao email. “Desta vez, você tem que programar conteúdo para uma variedade muito maior de canais — Facebook, Tumblr, Twitter, YouTube, Google — porque as pessoas estão segmentadas de uma maneira muito diferente do que estavam há quatro anos.”
Antes de Obama se candidatar, o iPhone não existia. Mas depois, com o boom do mercado mobile, Jobs disse a Messina que o segmento desempenharia um papel fundamental na campanha. Messina falou ainda que o ex-CEO da Apple sabia exatamente onde tudo estava acontecendo. “Ele explicou conteúdo viral, e como nosso material poderia impactar, como ele tinha que ser interessante e limpo (clean).”
Jobs não foi o único a orientar Messina em sua empreitada. Outros que também contribuíram, como podemos ver na imagem acima, foram Marc Benioff (CEO da Salesforce), Steven Spielberg (diretor/produtor de cinema), Eric Schmidt (executivo do Google), Harper Reed (CTO da campanha de Obama) e Anna Wintour (editora da Vogue).
Se você se interessa por política, vale a leitura [em inglês]. 😉
[via Fortune Tech]