O melhor pedaço da Maçã.

Tangerine: comece a usar o campo BPM no iTunes

Ícone do TangerineHá tempos devia ao nosso leitor Joel Orbitt mais um post sobre uma de suas dúvidas sobre o iTunes (pois é, muitos pensam ser um software simples e básico, mas a maioria das pessoas não usam nem metade dos seus maravilhosos recursos), mas o lançamento de um novo produto da Potion Factory me deu o ponta-pé final para que ele finalmente saísse.

Publicidade

Trata-se do Tangerine, novo software que funciona integrado ao player da Apple e permite que usuários analisem toda a sua biblioteca de músicas de forma a preencher, dinâmicamente, o campo BPM da janela Get Info das faixas, ignorado por muitos de nós.

A idéia inicial deste campo de informação sobre as músicas, claro, é de armazenar ainda mais detalhes sobre a faixa em questão. Porém, assim como outros detalhes podem não só ajudar na organização e procura por canções específicas, o campo BPM pode ser bastante útil na criação de listas de reprodução inteligentes, as Smart Playlists.

Publicidade

Mas muitos de vocês ainda devem estar se perguntando o que é diabos é BPM: curto e grosso, significa Beats Per Minute, ou Batidas Por Minuto. A informação permite que, através de dados concretos, você ou um sistema computadorizado possam facilmente separar e identificar músicas mais rápidas das mais lentas.

O interessante disso é que, ao criar playlists com séries de músicas que toquem contínua e seguidamente, é importante e mais legal que a transição de uma para outra seja suave no quesito BPM. Numa boate, por exemplo, um DJ nunca tocaria uma música a 180BPM que viesse logo antes de uma a 120BPM, a menos que a intenção dele fosse justamente fazer esta quebra de ritmo na pista de dança. Com a chegada dos kits Nike + iPod, softwares como este vêm a calhar: você pode fácil e rapidamente criar playlists variadas de músicas para momentos mais calmos ou mais agitados de sua malhação, por exemplo.

Tangerine

Ao lançar o Tangerine pela primeira vez, ele irá analisar toda a sua biblioteca de músicas. O processo é relativamente rápido (aqui contei uma média de 3 faixas por segundo), mas a depender da quantidade de canções que você tenha, o recomendável é que você deixe para realizar o processo durante a noite, enquanto estiver dormindo.

À primeira vista a interface do programa é muito legal e ele está recheado de recursos, para uma primeira versão beta. Realizarei mais testes nos próximos dias, e queria ouvir de quem também está usando-o, o que acharam da iniciativa. É bom notar que, apesar de gratuito nesta fase de testes, o software não será freeware quando for lançado oficialmente. O preço final, aparentemente, ainda não foi definido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs em 1981

Próx. Post

Enquanto isso, no salão do automóvel…

Posts Relacionados