O melhor pedaço da Maçã.

Mais países europeus investigam emissão de radiação do iPhone 12

Marian Weyo / Shutterstock.com
Homem com terno segurando/abrindo uma caixa de um iPhone 12

Após o órgão regulador responsável por radiofrequências da França ordenar a suspensão das vendas do iPhone 12 em razão da suposta emissão de radiação acima do limite aceito, outros países europeus também começaram a investigar a questão. Mais especificamente, Bélgica, Alemanha, Países Baixos e Itália afirmaram estar apurando esse aspecto do smartphone da Apple.

Publicidade

De acordo com a Reuters, com a determinação de suspensão das vendas e de adequação do nível de emissão em até 15 dias, a Apple também notificou o fato a todos os Estados-membros da União Europeia. Isso criou quase uma onda de alertas entre diversos países do continente, os quais começaram a se debruçar sobre o assunto.

No caso da Bélgica, o secretário de estado para digitalização do país, Mathieu Michel, solicitou que o órgão regulador de telecomunicações fizesse uma análise e verificasse se o iPhone 12 de fato apresenta emissão de níveis excessivos de radiação. O pedido se estendeu, na verdade, a todos os modelos de iPhone já lançados.

Ele, porém, ressaltou que os padrões europeus envolvem extrema cautela e que não havia preocupações imediatas de segurança, apesar de ressaltar que a emissão acima do limite não era aceitável. O órgão regulador alemão, por sua vez, afirmou que o caso da França será um guia para a Europa como um todo, de modo a aguardar algum progresso por parte do órgão francês para examinar a questão.

Publicidade

Nos Países Baixos, o órgão de supervisão de serviços e produtos digitais afirmou estar investigando o assunto e que pedirá uma explicação à Apple, embora a situação não represente um risco agudo de segurança. conforme mais informações da Reuters. O ministro da indústria da Itália também disse estar monitorando o caso, mas que não tomaria nenhuma ação de imediato.

Posição da Apple

Vale lembrar que a Maçã, em resposta à determinação da agência francesa, refutou as alegações e apresentou documentos de órgãos reguladores de vários países referendando que o iPhone 12 cumpre os limites de exposição recomendados. A empresa também se comprometeu a continuar dialogando com o governo do país para garantir que o modelo não seja retirado de circulação.

De todo modo, com o anúncio dos novos modelos, o iPhone 12 deixou de ser vendido oficialmente pela Apple, ainda que unidades remanescentes continuem disponíveis no varejo. A França, porém, considera ordenar um recall caso a ordem de adequação não seja cumprida pela companhia.

Publicidade

Apesar de realmente o nível apontado pela agência francesa ser acima do limite aceito para taxa de absorção específica pelo corpo (5,74W/kg, quando o limite é de 4W/kg), esse valor é dez vezes inferior ao nível considerado perigoso para a saúde humana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também afirma que a exposição a campos eletromagnéticos de baixa intensidade não é perigosa para a saúde, de modo que devemos afastar alarmismos sobre o tema e aguardar mais esclarecimentos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

EUA dizem que suposto banimento de iPhones na China seria “retaliação”

Próx. Post

Apple é alertada sobre “falha crítica” no firewall do macOS Sonoma 14

Posts Relacionados