por Elton Cardoso
Eric Pfanner, correspondente do The New York Times no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, chamou a atenção para um fato interessante observado no evento deste ano. Em sua nota intitulada “Is Apple the Smartest Company at Davos?”, publicada no caderno de tecnologia do jornal na quinta-feira passada, Pfanner destacou que, apesar de não participar oficialmente do encontro, a Apple tem estado presente por meio dos iPads que circulam nas mãos dos participantes do FEM.
Segundo o jornalista, o iPad “está por todo lado, do centro de conferências aos jantares de networking, das salas de imprensa às vans de transporte, com todos, desde executivos a jornalistas tocando as telas com um ou dois dedos”.
Na quarta-feira (26/1), por exemplo, Dmitri A. Medvedev, presidente da Rússia, apareceu com um exemplar do gadget na sessão de perguntas e respostas que se seguiu ao seu discurso, tentando demonstrar afinidade com a tablet.
O Fórum ainda conta com apps exclusivos do encontro tanto para iPads quanto para iPhones, além dos aplicativos não-oficiais, como o “social shield” (escudo social), que barra olhares alheios à procura de informações privadas, nas telas dos aparelhos.
Eis um bom exemplo de marketing indireto pra lá de eficiente (e gratuito, até que se prove o contrário)! 😉
[foto: RIA Novosti/Reuters]