Isso já é dito desde janeiro, mas continua quente: a Apple provavelmente tornará o próximo iPhone global, isto é, sua baseband funcionará em (praticamente?) todas as operadoras do mundo — incluindo a tão aguardada China Mobile.
De acordo com Shaw Wu, analista da Sterne Agee, o aparelho virá com um formato modificado, tela um pouco maior e suporte à tecnologia 4G (LTE) — tal como o iPad de terceira geração. Resta saber se, ao contrário deste, a baseband dele funcionará dentro das frequências adotadas no Brasil.
Inicialmente, o suporte à rede da China Mobile se dará pelo padrão proprietário 3G dela, o TD-SCDMA. Tanto ela quanto concorrentes — como a própria China Unicom, que já é parceira da Apple há anos — estão trabalhando em infraestruturas 4G (LTE), mas elas não estarão prontas até o final deste ano ainda.
A China Mobile por si só possui mais de 700 milhões de assinantes. Ela é a maior operadora da China e, consequentemente, a maior do planeta. Esse iPhone global provavelmente também suportará a rede da T-Mobile, nos Estados Unidos.
[via Barron’s]