A Apple ainda está no processo de abrir sua primeira loja física na Índia — mas, pelo visto, a empresa que expandir ainda mais sua participação no país com a abertura de pequenas lojas em todo o território indiano, de acordo com uma reportagem do The Economic Times.
Segundo as informações, a Maçã poderá se associar à Infiniti Retail, subsidiária do conglomerado indiano Tata Group, para abrir 100 lojas em shoppings, bem como em grandes bairros comerciais.
Nesse caso, as revendedoras autorizadas da Apple serão menores do que as lojas de revendedores premium. Enquanto estas normalmente têm cerca de 100 metros quadrados de área, as primeiras têm até de 55m². Atualmente, a Índia tem cerca de 160 Apple Premium Resellers.
Nem a Apple nem a Tata confirmaram esses planos publicamente, de forma que não há um cronograma para a abertura das lojas. Fato é que uma explosão de novos pontos poderá tornar muito mais fácil para os clientes na Índia colocarem as mãos nos produtos da Maçã.
Esperava-se que a Apple abrisse sua primeira loja física indiana em 2020, mas o projeto foi adiado várias vezes. A loja, que estará localizada em Mumbai, agora está prevista para 2023.
Saga da produção na Índia
Ainda falando de Índia, a Apple supostamente quer triplicar sua capacidade de produção de iPhones no país nos próximos dois anos, como parte do seu tão falado plano para diversificar a cadeia de fornecedores.
De acordo com informações do Mint, um “executivo sênior da indústria” anônimo disse que a Apple instruiu a Foxconn, a Pegatron e a Wistron, três de suas maiores fornecedoras, a aumentar sua capacidade e mão de obra no país.
Ainda nesta semana, foi anunciado que a Foxconn havia investido US$500 milhões em sua subsidiária indiana na esperança de aumentar sua capacidade operacional no país. Vale notar que já são fabricados vários modelos de iPhones na Índia, com planos de expandir a produção para outros produtos, incluindo iPads.