Nos últimos anos, as vendas de laptops da Apple bombaram graças principalmente ao MacBook Air. Isso é ótimo para a empresa, mas fez também com que suas margens de lucro fossem reduzidas.
Do segundo trimestre fiscal de 2011 para o segundo trimestre fiscal de 2012, a Apple aumentou o número de laptops vendidos em quase 2,5%, mas seu faturamento caiu quase 1% porque o preço médio de venda (ASP) das máquinas foi reduzido de US$1.285 para US$1.245.
Com a chegada do MacBook Pro com tela Retina, o analista Rags Srinivasan acredita que esse cenário poderá mudar bastante para a Apple. O novo modelo de entrada dele não sai por menos de US$2.200, e muitos consumidores ficarão tentados a gastar mais pela combinação de benefícios trazidos pelo laptop.
Num cenário conservador, Srinivasan vê esse ASP subindo para US$1.363 e a Apple lucrando mais US$200 milhões com o novo MacBook Pro. Caso ela consiga aumentar seu número de vendas — principalmente de gente atualizando seus Macs para o novo modelo —, os lucros adicionais poderão superar US$1 bilhão. Nada mau.
[via GigaOM]