Em uma das nossas várias levas de novidades do iOS 6, destacamos aqui no site um daqueles detalhes bem “Apple-like”: os botões metálicos do novo sistema agora têm reflexos dinâmicos, que mudam de acordo com a inclinação do iPhone/iPod touch.
Mas parece que a Apple quer ir além disso.
Mockup meramente ilustrativo.
Escrevendo para o BuzzFeed, Benjamin Jackson disse ter batido um papo com um empregado da Apple não-identificado, durante a WWDC, que lhe revelou esses supostos trabalhos em andamento lá por Cupertino.
Segundo ele, futuras versões de iGadgets e do iOS poderão combinar o uso do sensor de luminosidade dos aparelhos com o seu acelerômetro/giroscópio para gerar uma sensação virtual de tridimensionalidade na interface do sistema operacional, gerando sombras e reflexos reais nos elementos que compõem a GUI. Tudo aconteceria em tempo real e, evidentemente, não requereria um hardware 3D dedicado nem o uso de óculos especiais.
Que a Apple é capaz de desenvolver algo do tipo, eu não tenho dúvida. Só me pergunto se isso realmente traria algum benefício prático para o usuário, no sentido de melhorar significativamente a sua experiência no uso dos gadgets. Se for simplesmente “firula”, eu preferiria reservar o uso de CPU/memória responsável por isso para coisas realmente úteis — até porque também influenciaria, de um jeito ou de outro, na bateria.
[via TNW]