O Nexus 7, tablet do Google, vem equipado com o Android 4.1 (“Jelly Bean”). Ok, mas quais são as novidades da nova versão do robô verbe? Abaixo, alguns destaques:
- Project Butter: melhorias na performance do touchscreen (respostas mais fluídas e fiéis ao toque).
- Speech Recognize: entrada de voz (por enquanto, apenas para o idioma inglês).
- Teclado preditivo.
- Digitação por voz offline.
- Suporte a teclados persa, hindi e tailandês.
- Melhorias e novos recursos para o Google Beam (emparelhamento).
- Maior facilidade na manipulação das fotos tiradas com a câmera do aparelho.
- Conteúdo expansível para as notificações, abrindo possibilidades para mais interações (retorno de chamadas, enviar emails para membros de uma reunião para avisar que vai chegar atrasado, etc.).
- Nova interface e melhorias para a função de busca.
- Nova forma de entregar resultados no Google Voice Search — espécies de cartões pré-formatados, mais ou menos como a Siri apresenta seus resultados de busca.
- Google Now: baseado no seu histórico, ajuda a solucionar problemas antes mesmo de você imaginar/demandar, como indicando uma nova rota para a sua casa durante um trânsito, ou avisando que você precisa sair para uma reunião em um determinado momento com base no tráfego.
- Apps criptografados para desenvolvedores.
- Smart App Updates: atualizações deltas para apps (não será necessário baixar o app todo em uma atualização, apenas a parte modificada).
Veja o vídeo promocional do recurso Google Now:

O SDK (Software Development Kit) do Android 4.1 já está disponível, enquanto a versão final chegará no meio de julho, apenas para usuários de Galaxies Nexus, Nexus S e XOOMs.
O que achou das novidades? Estão no mesmo nível, inferiores ou superiores ao iOS 6?