O melhor pedaço da Maçã.

Após instalado, novo Trojan para Mac insere propagandas intrusivas em vários sites, incluindo o da Apple

Adware - cavalo de Troia para Mac

Um novo cavalo de Troia está aumentando vagarosamente o seu alcance desde o começo do ano, porém é mais um daqueles que depende da ação do usuário para ser instalado e, felizmente, não é do tipo que faz algum mal de fato para a máquina.

Publicidade

Identificado pela firma russa Dr.Web como Trojan.Yontoo.1, ele normalmente se hospeda em sites de trailers de filmes e solicita a instalação de um plugin de vídeo qualquer, o qual acaba sendo na verdade extensões/plugins maliciosos para Safari, Chrome e Firefox (os três browsers mais usados no OS X). Um dos instaladores identifica-se como “Free Twit Tube”.

Adware - cavalo de Troia para Mac

O você vê acima é uma imagem do site da Apple após o cavalo de Troia ter sido instalado. O que ele faz é exatamente isso: inserir propagandas intrusivas em vários sites, as quais provavelmente dão um bom retorno financeiro para os criadores originais do malware através de redes de afiliados. O mundo Windows também é infestado desses chamados “adwares”.

Muito provavelmente a Apple atualizará em breve o sistema XProtect do OS X para barrar de vez variações desse cavalo de Troia, mas de uma maneira geral a dica que fica é a de sempre: fique ligado no que você instala na sua máquina. Se precisar de um plugin qualquer, vá manual e diretamente ao site oficial da desenvolvedora para baixá-lo.

[via TNW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Agora gratuito, jogo He-Man para iOS ganha boas novidades na versão 2.0

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: Solve, Reckless Getaway, Grudger, Audiobus, Video 2 Photo, Cars 2, SizzlingKeys e mais!

Posts Relacionados