O melhor pedaço da Maçã.

Chip A16 Bionic é fabricado num processo de 4 nanômetros

De acordo com a Apple, o processador é 40% mais rápido que os rivais!
Chip A16 Bonic

Hoje, a Apple anunciou os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, que contam com o também novo processador A16 Bionic — diferentemente dos iPhones 14 e 14 Plus, que seguem com o A15 Bionic.

Publicidade

O chip renovado traz, como sempre, novidades interessantes e matéria de processamento, inclusive em consonância com os recursos que estão chegando aos novos modelos. Ele é, em geral, 40% mais veloz que os rivais, de acordo com a empresa.

De início, o A16 conta com 16 bilhões de transístores, além de ser fabricado em um processo de 4 nanômetros (o A15 é fabricado em 5nm). A CPU do chip conta com 2 núcleos de alta performance e 4 de eficiência energética, tal como o A15.

A GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico, por sua vez, tem 5 núcleos e uma largura de banda da memória 50% maior, enquanto o novo Neutral Engine do A16 é capaz de fazer 17 trilhões de operações por segundo! Também temos os componentes necessários para cumprir as demandas de inteligência artificial e outros recursos do iPhone.

Em matéria de eficiência energética geral, os núcleos de performance do chip, segundo a Apple, usam 20% menos energia que o processador anterior, enquanto os de eficiência usam um terço do que os competidores o fazem. Há, ainda, um processador de sinais de imagem customizado, que viabiliza as novas funções da câmera, junto a novos recursos, como o Photonic Engine.

Agora é esperar o início das vendas para ver na prática se ele é realmente isso tudo!

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quem é Vitor Silva, brasileiro que apresentou o iPhone 14 Pro

Próx. Post

iPhone 14, Apple Watch Ultra… todos os vídeos do evento de hoje

Posts Relacionados