O melhor pedaço da Maçã.

Push do iPhone OS 3.0 não funciona tão bem em iPods touch

Apple Push Notification ServiceA tradução mais literal e direita de “push” é “empurrar” — imaginemos, portanto, que teoricamente o sistema operacional móvel da Apple “empurra” novidades para o aparelho assim que elas surgem. No Brasil, a empresa resolveu chamar o recurso de “notificações instantâneas”, o que é bem mais compreensível para nós. O problema é que essa definição não se aplica a iPods touch.

Publicidade

Como você já deve saber, o iPhone OS 3.0 está disponível para todos os iPhones e iPods touch, ainda que para estes o upgrade custe US$10. A nova funcionalidade, idem; apesar de alguns estarem se queixando de problemas com autonomia de bateria (e este que vos escreve é um deles), o recurso push está disponível e, aparentemente, andando sem problemas/atrasos na entrega dos avisos.

O que muitos não sabem, e que o leitor Edu observou bem, é que em iPods touch a coisa não é tão “instantânea” assim. Isso porque a conectividade dos aparelhinhos com o mundo exterior só se dá via Wi-Fi — ao contrário dos iPhones, que estão sempre em comunicação com as redes de telefonia celular e, portanto, puxando dados via 3G ou EDGE.

Publicidade

Quando os gadgets são postos em sleep (tela desligada), conexões Wi-Fi sempre são cortadas. Para resolver esta questão sem prejudicar a bateria do aparelho, a Apple faz com que iPods touch só chequem por novidades de 15 em 15 minutos. Isso inclusive é comentado num artigo de suporte oficial:

Quando a tela do iPod touch está ligada e ele está conectado com o Wi-Fi, as notificações de push são recebidas a qualquer momento. Se a tela do iPod touch estiver em modo de repouso, as notificações serão verificadas a cada 15 minutos.

Fica a dica, portanto, para os donos de iPods touch que já estejam rodando com o firmware 3.0.
😉 Afinal, quem estiver contando com a funcionalidade para receber avisos importantes/urgentes, não pode pensar que a coisa acontecerá no momento esperado.

[Via: AppAdvice.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Falha explorada por hackers para o jailbreak do iPod touch 2G se aplica ao iPhone 3GS

Próx. Post

Ciência tornada fácil: Bill Nye explica a tela oleofóbica do iPhone 3GS

Posts Relacionados