Se já não é fácil manter os documentos de um computador organizado, imagine agora, que temos não só arquivos locais (em nossos HDDs/SSDs) como também na nuvem, em serviços como Google
Docs Drive, Dropbox, iCloud, SkyDrive, etc. Como manter isso tudo organizado? É aí que entra o serviço doo.
Como ele, todos os documentos podem ser encontrados em um único lugar, organizados automaticamente em tags como “data”, “remetente”, “lugar”, etc., o que facilita bastante a busca por um determinado arquivo.
Por enquanto o doo está disponível apenas para Mac e Windows 8, mas estão em desenvolvimento apps para Windows 7, Windows Phone, iOS e Android — no futuro, se você alterar algo em algum documento no Mac, por exemplo, ele é atualizado e sincronizado automaticamente em todas as plataformas, tudo de forma bastante segura, de acordo com eles. Também vale destacar algumas características como sincronizações delta (apenas a parte modificada do documento, e não ele todo) e a disponibilidade de arquivos em modo offline.
Ele também conta com envio e recebimento de documentos, bem como o compartilhamento e a colaboração com os colegas, familiares e amigos — com direito a ferramentas de edição e lembretes integradas ao app. Ele suporta documentos do Microsoft Office (DOC, DOCX, XLS e XLSX), iWork (Pages, Numbers e Keynote), OpenOffice (ODS, ODT, SXW, WXC, ODF e ODP), além de RTF, TXT, JPEG, TIFF, PDF.
O plano gratuito oferece um espaço de 1GB, além de suportar até 2.000 documentos. Caso precise de mais espaço (e suporte a mais documentos), existem os seguintes planos:
- Premium: 20.000 documentos; 10GB; 5 euros/mês.
- Premium Plus: 50.000 documentos; 25GB; 8 euros/mês.
- Profissional: 200.000 documentos; 100GB; 25 euros/mês.
O serviço foi lançado há pouco tempo e, como podemos ver, ainda não está marcando presença em plataformas móveis, mas o futuro dele parece promissor.
[via Beautiful Pixels]