O melhor pedaço da Maçã.

2023 no Apple TV+: “Ted Lasso”, “Napoleão” e outros destaques negativos

"Ghosted" e "Ted Lasso"

Pois é, pessoal: aos trancos e barrancos, estamos chegando ao fim de mais um ano. E, como de costume, é hora de tirarmos um tempo para reavaliarmos os últimos 12 meses, os altos e baixos, as risadas e os choros, os êxitos e os fracassos, o que vale a pena de ser repetido e o que merece ficar apenas como lembrança… enfim, vocês entenderam a ideia.

Publicidade

No caso desta digníssima coluna, que tem em 2023 sua gênese, isso só pode significar uma coisa: retrospectiva, é claro!

Ao longo das próximas três semanas, vamos dar uma olhada em tudo que se destacou — positiva e negativamente — no Apple TV+ ao longo do ano que se despede. E, para não olharmos apenas para o retrovisor, também é hora de observar o horizonte que se aproxima e saber o que de mais animador está vindo por aí, para ficarmos de olho em 2024 na telinha da Maçã.

Apenas pelo motivo de que não quero espalhar negatividade nas vésperas de Natal e Ano Novo, vamos começar pela parte mais espinhosa: o que não deu muito certo no Apple TV+ em 2023.

Publicidade

Abaixo, vocês encontrarão cinco títulos que, por quaisquer razões, acabaram deixando a desejar — e, vejam bem, não estamos falando necessariamente das cinco piores coisas lançadas pela Maçã ao longo do ano (até porque este que vos escreve tem apenas dois olhos e não foi capaz de assistir a absolutamente tudo!), mas de filmes e séries que, por razões que serão expandidas nos parágrafos abaixo, ficando aquém do que prometiam ou do que poderiam alcançar.

Vamos lá — e até semana que vem, com palavras um pouco mais animadoras.

3ª temporada de “Ted Lasso”

Existe uma frase recorrente no inglês, que não tem um equivalente exato no português, que é “too much of a good thing” — isto é, uma coisa boa que, quando repetida à demasia ou elevada a uma intensidade exagerada, acaba tornando-se… bom, não tão boa assim. Neste sentido, a terceira (e última?) temporada de “Ted Lasso” acabou sendo a própria definição de “too much of a good thing”.

A série de comédia arrasa-quarteirões do Apple TV+ conquistou hordas de fãs na sua primeira temporada por uma combinação de fatores: seu tom otimista, levemente cômico e com uma mensagem de positividade pareceu um bálsamo em meio a uma pandemia global e um noticiário cheio das notícias mais funestas possíveis.

Publicidade

O protagonista vivido por Jason Sudeikis era um bobão simpático, com o coração no lugar certo e cheio de lições para compartilhar, enquanto o elenco coadjuvante ajudava a avançar a história e reforçar o sentimento de que ao menos uma coisa boa estava acontecendo, ainda que apenas na ficção.

Ao longo das temporadas seguintes, entretanto, a fórmula começou a dar sinais de exaustão ao mesmo tempo em que os roteiristas começavam a exagerar demais na dose. Os episódios curtos e diretos se transformaram em capítulos longos e arrastados (o final da terceira temporada teve absurdos 76 minutos), os dramas humanos e autênticos dos personagens se transformaram em desculpas para Ted e sua trupe cuspirem frases motivacionais vazias a cada minuto, o humor natural deu lugar a um tom desagradável de autoajuda e de uma positividade fabricada, extremamente enjoativa.

Publicidade

Isso significa que “Ted Lasso” se tornou um desastre? Não, e muito graças ao talento do seu elenco mesmo trabalhando com roteiros e decisões criativas duvidosas. Fica a torcida para que o futuro da série (seja com uma quarta temporada, um spinoff ou seja lá o que for) represente uma espécie de volta às origens — ou, melhor ainda, tente algo novo em vez de tentar (e falhar) replicar algo que deu certo num contexto e num momento bastante específicos.

“Napoleão”

Sim, já falamos sobre esse mais a fundo, mas é impossível não tratar “Napoleão” como uma decepção depois de tudo o que nos foi prometido.

Ridley Scott, um dos diretores mais renomados vivos (e conhecido por sua aptidão a filmar grandes épicos), reunindo-se com Joaquin Phoenix, um dos atores mais interessantes de se acompanhar na atualidade, para contar a história de uma das figuras centrais da história da humanidade, algo que sequer Stanley Kubrick conseguiu fazer. E coloque no meio também Vanessa Kirby, uma das atrizes mais promissoras do momento! Impossível falhar, certo?

É, mais ou menos: embora o filme tenha seus momentos (especialmente ao abraçar a relação entre o personagem-título e sua esposa, Josefina, como principal fio narrativo), a impressão que fica é que Scott fica a todo momento refém do roteiro enciclopédico de David Scarpa, que parece querer sair marcando uma checklist dos principais eventos históricos da biografia do imperador francês.

No fim das contas, “Napoleão” parece viver num conflito, sem nunca se decidir se pretende ser um estudo — irônico, até cômico — do amor complicadíssimo entre os seus dois protagonistas ou um épico cheio de batalhas (muito bem filmadas, é verdade) que, no fim das contas, sequer revelam algo novo sobre a genialidade estrategista da sua figura central. Uma pena.

“Entre Estranhos”

Eu não vou mentir: assim que eu vi as primeiras imagens de Tom Holland com aquele penteado ridículo, eu soube que nada de muito bom poderia sair de “Entre Estranhos” (ou “The Crowded Room”, em seu título original). E, por mais que tenha assistido à minissérie com o coração mais aberto possível, minha impressão original estava correta.

O principal problema de “Entre Estranhos” está justamente em Holland, um ator cujas capacidades dramáticas parecem ter sido completamente gastas lá em 2012, no excelente filme “O Impossível” — desde então, o rapaz parece se sair melhor fazendo acrobacias digitais nos filmes do Homem-Aranha (o que, vejam bem, também é um talento e tanto, mas não exige muito das suas habilidades cênicas).

Talvez a minissérie tivesse mais sucesso com um ator dotado de mais nuance, mas as falhas de “Entre Estranhos” vão além — especialmente ao tratar de temas tão importantes como saúde mental, traumas e ciclos de violência, numa história que parece não caminhar para lugar nenhum. Em vez de usar as misérias dos seus personagens para enriquecer a narrativa, o roteiro prefere empregá-las como reviravoltas baratas, como dispositivos de choque para manter o espectador atento (já que não há mais muita coisa acontecendo).

Quem tenta salvar a pátria aqui é Amanda Seyfried, que, como Rya, dá à minissérie um lado mais humano e realista — um bálsamo especialmente nos episódios finais, que descambam de vez para um sentimentalismo barato e um senso de autoimportância nunca conquistado de fato.

“Ghosted”

Lembram do que eu falei acima sobre esta não ser necessariamente uma lista das piores coisas lançadas pelo Apple TV+ em 2023? Bom, neste caso, acho seguro dizer que estamos abrindo uma exceção: “Ghosted: Sem Resposta” é, objetivamente, uma das piores coisas a que eu assisti este ano, e não estou falando apenas das produções da Maçã.

Sem personalidade, sem qualquer resquício de originalidade no seu roteiro que mais parece uma colcha de retalhos de filmes muito melhores e escrita pelo ChatGPT, sem sequer um traço de química entre os seus dois protagonistas (os normalmente ótimos Chris Evans e Ana de Armas), o filme nem mesmo tem os plot twists que parecem ser obrigatórios em narrativas desse tipo nos dias de hoje: os personagens simplesmente se movem do ponto A ao ponto B ao ponto C, em estratégias previamente comunicadas à audiência, sem surpresas, sem nada.

Resumindo, “Ghosted: Sem Resposta” parece se contentar em ser conteúdo, e eu uso aqui a palavra “conteúdo” na pior acepção possível: um simples produto feito sob comitê para reunir dois rostos conhecidos, agradar a uma faixa demográfica específica e fazer números para a plataforma de streaming — justamente tudo de errado que eu (e tantas outras pessoas) tenho apontado com a lógica dos serviços digitais nesta década. Booooo!

“Extrapolations”

O otimista que há em mim crê que algum dia seremos capazes de produzir arte de alta qualidade sobre as mudanças climáticas e os temores relacionados a ela, mas — com algumas exceções, como “WALL-E” e, de certa forma, “Mãe!” —, até agora, me parece que a dura realidade da ação humana sobre a Terra é mais dramática e mais triste do que qualquer narrativa ficcional é capaz de sintetizar. E “Extrapolations – Um Futuro Inquietante” não muda essa maré.

Com a assinatura do premiado Scott Z. Burns (“Contágio”) e um elenco estreladíssimo, encabeçado por nomes como Meryl Streep, Edward Norton e Marion Cotillard, a série chegou com uma premissa ambiciosa, de mostrar os efeitos das mudanças climáticas em diversas histórias interconectadas ao redor do planeta. Na prática, entretanto, a promessa da diversidade ficou apenas no papel, já que o olhar estadunidense — ou, mais especificamente, da elite estadunidense — acabou se sobressaindo sobre a perspectiva multicultural.

O que resta, no fim das contas, é uma narrativa pálida, que não dá tempo suficiente para nos conectarmos com nenhuma das histórias apresentadas e nem apresenta uma perspectiva nova ou particularmente arrojada sobre os efeitos das mudanças climáticas. A distopia nunca chega a ser realista o suficiente para causar um efeito dramático de antecipação, mas também nunca é Black Mirroriana o bastante para causar espanto pelo absurdo. O meio-termo, aqui, acabou sendo uma escolha questionável.


E você, concorda com as minhas seleções? Deixe seus comentários logo abaixo e até a semana que vem!

O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.


Ícone do app Apple TV
Apple TV de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.8 (790.5 KB)
Requer o iOS 10.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 10 a 17 de dezembro

Próx. Post

Apple cresce na preferência dos líderes de TI

Posts Relacionados