O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Comunicado sobre a nossa mudança de comentários para o sistema do Facebook [atualizado]

MacMagazine e Facebook Connect

Como muitos de vocês já devem ter percebido, há poucos dias fizemos uma “pequena-grande” mudança aqui no site: trocamos o nosso sistema de comentários, agora powered by Facebook. Nossa intenção era ter escrito e publicado este comunicado antes, mas tínhamos outras prioridades para cuidar.

Publicidade

MacMagazine e Facebook Connect

O MacMagazine rodava com o sistema IntenseDebate desde fevereiro de 2009 — ou seja, podemos dizer que éramos “clientes fiéis” do serviço. Tanto que nós — este que vos escreve, pra ser mais preciso — fomos responsáveis por mais de 90% da tradução de todo o sistema para o idioma português.

Há mais de um ano, promovemos uma mudança significativa na configuração do ID aqui no site: a partir de maio de 2011, restringimos comentários apenas para usuários cadastrados no ID ou no WordPress.com. Vou repetir aqui a explicação dos motivos que nos levaram a fazer isso, naquela época:

Publicidade

1. queda significativa da qualidade dos comentários no site, 2. avalanche de trolls, usuários desrespeitosos que em 99% das vezes se escondem por trás de apelidos, 3. grande perda de tempo na moderação de comentários inúteis. Temos consciência de que o número de comentários por artigo irá cair (ou até despencar) com isso, mas estamos confiantes de que a qualidade voltará a subir, como antes. E isso é o que mais valorizamos.

A surpresa foi que o número de comentários quase não caiu, até porque o ID já estava bem disseminado em outros sites e muitos já tinham criado contas nele. Observamos melhorias nos outros sentidos, porém não tanto quanto gostaríamos. Pior: o ID como um todo está bastante abandonado pela sua desenvolvedora, a Automattic, com um futuro bastante incerto atualmente. Nenhuma mudança/novidade significativa é trazida para ele pelo menos desde agosto de 2010(!), e naquela ocasião simplesmente tivemos um update com melhorias gerais para o plugin dele.

O mais importante/preocupante para nós é que nossos comentários estavam recentemente 1. tomando muito tempo diário de moderação, 2. infestados de lixo/mensagens repetitivas/posts superficiais ou desnecessários, e 3. ainda com muitos trolls e perfis falsos. Discussões realmente bacanas, estimulantes e sérias não são tão comuns de se ver, principalmente porque, escondidos por trás de apelidos, usuários não pensam duas vezes no que escrevem e não se dão conta de que existem pessoas “do outro lado da tela” que devem ser respeitadas — sem falar nos que só aparecem para propositalmente causar baderna/confusão.

Discutimos seriamente a possibilidade de eliminar de vez os comentários do site, o que é uma tendência forte ocorrendo por aí — justamente devido aos motivos supracitados e pelo fato de que, se 1% dos nossos leitores forem participantes ativos dos nossos comentários, é muito. É fato que hoje muita gente possui seus próprios blogs/Tumblrs da vida, e as redes sociais estão aí para nos manter conectados e dar espaço para cada um se expressar da forma que for melhor, nos *seus* respectivos espaços. Mas resolvemos dar uma chance a uma outra alternativa, e ela foi o Facebook.

Publicidade

Usar o sistema de comentários do Facebook traz uma série de benefícios para nós, a começar por um sistema mais leve, completo e seguro que o ID — especialmente em termos de moderação, a qual também é muito baseada na própria rede social em si. Além disso, promover essa integração do MacMagazine com o Facebook nos interessa profundamente em termos da disseminação do site na rede social, que tem hoje um poder inegável — para muitos, bastante superior inclusive ao do Twitter.

Ao contrário de quando decidimos fechar o site para comentários do ID, desta vez nem nos preocupamos com o fato de que muitos usuários teriam que se cadastrar por lá para poder comentar aqui no site. Não é esse o caso, com o Facebook; quem não tem conta lá é a minoria da minoria, que nós carinhosamente chamamos de “a resistência”. 😛 Outro aspecto bacana do sistema é que ele também permite que usuários comentem usando suas contas do Hotmail, do Yahoo! ou da AOL — ou seja, nem é de fato obrigatório ser usuário da rede social.

Comentários do Facebook

Isto é só uma imagem ilustrativa. 😛

Mas o que nós mais buscamos com o Facebook é justamente uma maior aproximação de *pessoas* nos nossos comentários — usuários identificáveis, com nome e foto. Não que o Facebook não permita a criação de perfis fake, mas eles não costumam durar muito tempo por lá e também é muito simples para nós os barrarmos. Acreditamos — e já estamos observando na prática — que isso promoverá uma melhoria na qualidade dos comentários, visto que as pessoas passam a tomar mais cuidado com o que escrevem e na forma como se relacionam com as outras. O Facebook oferece todo um nível de controle do que compartilhar com quem não é seu amigo ou quem só é amigo de um amigo, então a exposição em termos de privacidade sempre fica a cargo de cada um.

Publicidade

Quem for comentar aqui no site tem a opção de marcar uma caixinha e compartilhar o seu comentário na timeline do Facebook, o que contribui para estender discussões bacanas mesmo para quem não nos acompanha diretamente. Além disso, em vez de lotar a sua caixa de email com notificações de novos comentários você pode ser sempre alertado pela própria rede, o que certamente será muito bem-vindo para vários de vocês.

Temos total consciência de que muitos não irão curtir a novidade, cada um com um motivo diferente — não ter conta no Facebook ou nos serviços supracitados (ou por preferir usar o Twitter ou uma conta do Google para tal), simplesmente não querer misturar o Facebook com isso, por não poder acessar o Facebook do trabalho ou da escola, por achar o novo sistema “feio” ou confuso (garanto que isso é só questão de costume), etc. A esses pedimos desculpas por não corresponder com o seu desejo de manter o ID aqui no site, mas conforme vocês podem ver nós temos muitos bons motivos para tal.

Uma migração dessa não é algo simples, então ainda temos algumas arestas a aparar — como o visual dos comentários no iPad, que alguns já nos alertaram —, mas vamos trabalhando para deixar tudo “nos trinques”. Vale notar, também, que o Facebook tem um comportamento diferente na contagem de comentários: nossas “bolhas” vermelhas agora só mostram o número de comentários postados “na raiz” — respostas dentro deles não contam na soma, o que pode dar uma falsa ideia de que um artigo tem poucos comentários. Torçamos para que eles mudem isso por lá, no futuro.

Como sempre, agradecemos o apoio e a compreensão de todos vocês. Vamos que vamos! 😉

Atualização

Prontinho! Mais um pouco de trabalho e os comentários estão agora de volta ao lugar de origem (abaixo de “Quem escreve?”) e agora funcionam perfeitamente no iPad. Em iPhones/iPods touch, pela nossa versão mobile, também ficou mais bonitinho.

Espero que gostem.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone - Pulp

↪ Leitor de notícias Pulp está agora preparado para as telas Retina de MacBooks Pro

Próximo Artigo
iPhone 4S deitado e de lado

Empresa acusa Apple de roubar tecnologia responsável por redução de ruídos em iPhones

Posts Relacionados