O melhor pedaço da Maçã.

Android agora alerta quando há AirTags e rastreadores indesejados por perto

E este ainda não é o resultado final da parceria entre Apple e Google
Rastreio de AirTags indesejados no Android

Vários casos já mostraram o potencial de uso indevido dos AirTags, como o de um homem que rastreou a ex-esposa usando o dispositivo. Diante disso, medidas foram implementadas para combater o abuso do aparelho no iOS, bem como a Apple e o Google uniram-se para que usuários de Android não ficassem mais vulneráveis que os do iOS.

Publicidade

Após surgirem imagens de alertas de AirTags e outros rastreadores indesejados por perto no Android, o Google hoje finalmente lançou o recurso oficialmente. Assim como no iOS, a partir de agora, usuários do sistema do robozinho também serão alertados automaticamente caso estejam próximos aos referidos dispositivos, podendo, ainda, tomar algumas ações.

YouTube video

O mais interessante é que a função é compatível com a versão 6.0 (ou superior) do Android, mostrando a preocupação da empresa em levar o recurso de segurança ao maior número possível de usuários. Ao receber a notificação indicando que um rastreador não identificado está próximo de você, pode-se obter mais informações.

Com isso, é exibido, por exemplo, um mapa que mostra por onde o rastreador passou perto do usuário, além de ser possível fazer o AirTag (ou rastreador de outra marca) tocar um som, se possível. Inicialmente, o recurso funcionará apenas com o tracker da Apple, mas o Google prometeu continuar trabalhando junto a outras marcas, inclusive para alcançar a meta de construir um padrão comum a toda a indústria.

Também são exibidas dicas do que fazer caso você esteja sendo rastreado à sua revelia e, ao trazer o rastreador para perto da traseira do smartphone, é mostrado o número de série e os últimos dígitos do número de telefone do dono do rastreador. É dito, ainda, como desabilitar o aparelho completamente, de modo que o proprietário deixe de receber atualizações sobre a localização do rastreador.

Como havia sido mostrado nas imagens que surgiram anteriormente, também é possível procurar de forma manual por rastreadores nas proximidades. Basta, nas configurações do smartphone, ir até a opção “Segurança e emergência”; lá, entrar na área de rastreadores indesejados e iniciar o escaneamento, que leva cerca de dez segundos. Caso sejam encontrados dispositivos por perto, eles serão mostrados numa lista, junto a instruções sobre o que fazer.

Vale lembrar que essas novidades ainda não são o resultado final da parceria entre o Google e Apple. Ainda está sendo desenvolvida a especificação conjunta de alerta de rastreador indesejado, a qual será lançada até o fim do ano. Por a Apple ainda estar implementando as mudanças necessárias, o Google segurou o lançamento da nova versão da sua própria rede Find My, que terá compatibilidade com vários dispositivos da empresa e de outras fabricantes.


Ícone do app Buscar
Buscar de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.4 (2.5 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp começa a liberar mensagens de vídeo de até 60 segundos

Próx. Post

MLS Season Pass bate recorde de audiência com estreia de Messi

Posts Relacionados