“The State of Mobile Advertising, Q2 2012” (algo como “O Estado da Publicidade Móvel, Segundo Semestre de 2012”).
A empresa Opera (sim, aquela, do navegador) publicou recentemente seu primeiro estudo sobre publicidade móvel intituladoEm nossa primeira edição do relatório The State of Mobile Advertising, olhamos com profundidade para a monetização da publicidade móvel a partir de quatro perspectivas de valores da cadeia de entrega de anúncios: dispositivos, editoras, redes de anúncios e anunciantes. Este relatório é baseado em percepções do segundo trimestre de 2012 e resume a nossa experiência adquirida como plataforma mundial de anúncio móvel líder, servindo mais de 9.000 clientes globais, com mais de 35 bilhões de impressões de anúncios por mês e gerando mais de US$240 milhões de receitas para editores móveis em 2011.
Abaixo, selecionamos alguns dados/gráficos interessantes:
A pesquisa aponta que o iPhone é o aparelho com a melhor performance, com um eCPM médio de US$2,85.
Colocando o iPad no bolo, vemos que ele tem uma taxa ainda maior, de US$$3,96. Contudo, o iPhone ainda é o aparelho com maior representatividade, seja na porcentagem de tráfego (29,8%) ou de receitas (43,5%). Vale notar que o Windows Phone está bem mal na pesquisa, atrás de todas as demais plataformas.
Estados Unidos e Canadá são os principais mercados, sendo responsáveis por 73% das impressões — note que o Brasil nem aparece, com a América Central e Latina representando apenas 2%.
Para mais informações, não deixe de ver a pesquisa completa [PDF].
[via Forbes]