Uma das novidades do OS X Mountain Lion é o recurso Power Nap. Mas, afinal, o que exatamente ele faz? Eis a descrição da Apple:
Com o Power Nap, seu Mac continua trabalhando mesmo quando está em repouso. Ele atualiza periodicamente o Mail, Contatos, Calendário, Lembretes, Notas, Compartilhar Fotos, Buscar Meu Mac e Documentos na Nuvem. Quando você conecta o seu Mac a uma fonte de energia, ele faz o download de atualizações de software e backups com a Time Machine. Enquanto todas essas atualizações acontecem, o sistema fica em silêncio e as luzes e ventiladores ficam desligados para que nada o perturbe. Quando seu Mac é ativado, ele está pronto para ser usado.
Abaixo, uma lista detalhada do que ele realiza:
- Mail: recebe novas mensagens.
- Contatos: atualização de contatos com as alterações feitas em outro dispositivo.
- Calendário: recebimento de novos convites e atualização do calendário.
- Lembretes: atualização de qualquer alteração feita em outro dispositivo.
- Notas: atualização de qualquer alteração feita em outro dispositivo.
- Documentos em sua conta iCloud: recebe as edições feitas em documentos através de outros dispositivos.
- Photo Stream: seu streaming de fotos atualizados com as imagens de iPhones, iPads e iPods touch.
- Atualizações da Mac App Store: seu MacBook pode fazer o download de atualizações da Mac App Store.
- Backup do Time Machine: seu MacBook pode fazer o backup enquanto ele dorme.
- Buscar Meu Mac: localize um MacBook, mesmo quando ele está dormindo.
- VPN sob demanda: seus emails corporativos atualizados seguramente.
- Perfil de configuração: Macs em ambientes gerenciados podem receber atualizações de um perfil de configuração.
Todo esse processo acontece de uma em uma hora — com exceção das atualizações (uma vez por dia) e das checagens de downloads pendentes de aplicativos (uma vez por semana). Caso você esteja ficando sem bateria (30%), o recurso é automaticamente suspenso.
Vale ressaltar que as tarefas envolvendo atualização de softwares e backups exigem que o Mac esteja conectado à energia. Além dessas funções, quando corregando, os computadores também poderão indexar o Spotlight, atualizar o Centro de Ajuda (Help Center) e baixar aplicativos pendentes na Mac App Store — tudo isso sem emitir nenhum som ou luzes. E quando digo sem som, é sem som mesmo: nem adianta enviar uma mensagem através do recurso Buscar Meu Mac, que ela não vai tocar!
Por enquanto, o novo recurso é compatível apenas com MacBooks Air (metade de 2011 e 2012) — porém em breve os MacBooks Pro com tela Retina também serão. Caso queira ligar/desligar a função, basta entrar no painel Economia de Energia (Energy Saver), localizado nas Preferências de Sistema (System Preferences).
[via The Loop]