O melhor pedaço da Maçã.

Surgem mais detalhes sobre o Crisis (também conhecido como Morcut), novo malware para Mac

Sophos - malware Morcut

Sophos - malware MorcutHá alguns dias nós cobrimos aqui no site o aparecimento do cavalo de Troia OSX/Crisis, chamado assim pela Intego porém identificado pela Sophos como OSX/Morcut. Crisis ou Morcut, tanto faz: estamos falando do mesmo malware, um dos últimos a atacar usuários de Macs.

Publicidade

Em dois posts publicados no seu blog [1, 2], a Sophos trouxe mais detalhes sobre o Trojan horse. A boa notícia é que ele continua contido, sem relatos de ter afetado um número significativo de usuários; a má é que o código malicioso do software é bastante complexo e poderoso.

Segundo a Sophos, se o malware consegue se instalar no Mac o seu backdoor é capaz de acompanhar praticamente tudo o que o usuário faz: movimento do mouse, chats (incluindo Skype, Adium e MSN/Microsoft Messenger), localização, webcam, microfone, conteúdos copiados, teclas digitadas, aplicativos em execução, URLs acessadas, conteúdos da agenda e por aí vai.

Mais uma vez, não só este é um malware de ameaça baixíssima neste momento, como ele só tem como chegar a usuários a partir de sites duvidosos, anexos de pessoas desconhecidas e/ou outros meios alternativos como repositórios piratas e afins. Segundo a Intego, o cavalo de Troia já foi encontrado em arquivos chamados adobe.jar e AdobeFlashPlayer.jar, ambos applets Java (ou seja, sem o Java instalado ele nem tem como ir em frente).

Ainda assim, se você não quiser mesmo ter preocupação nenhuma, recomenda-se que instale algum software de proteção em sua máquina. O Crisis/Morcut não explora nenhuma vulnerabilidade técnica no sistema operacional da Apple em si; a brecha está no próprio usuário, que pode acabar indo em frente no download e na instalação do malware sem perceber.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Telestream lança primeira versão beta do Flip4Mac 3.0, player de Windows Media agora compatível com o OS X Mountain Lion

Próx. Post

↪ MacMagazine no Ar se torna o podcast mais popular da iTunes Store brasileira! :-D

Posts Relacionados