Ken Segall, criador da campanha Think Different, que ajudou a tirar a Apple do buraco em 1997, escreveu um longo texto em seu blog criticando a mais nova campanha de marketing da Apple.
Os novos comerciais falam sobre o Genius de uma Apple Retail Store, funcionários que ajudam consumidores com suas dúvidas e problemas. Com uma abordagem satírica focada em usuários iniciantes ou potenciais novos consumidores, os comerciais não foram bem aceitos por diversos fãs da Maçã.
É justamente sobre o foco da campanha que Segall teceu seus comentários:
[…] Eu sinceramente não consigo lembrar uma só campanha da Apple que foi recebida tão pobremente.Isso é tão perturbador, que eu estava falando para mim mesmo:
“Ken, você não está percebendo o óbvio. Esses comerciais claramente têm como público-alvo iniciantes, não você.”
Essa é uma defesa aparentemente lógica. Essa também é uma [defesa] horrível. Quantas campanhas excelentes você vê que apelam para um único público-alvo, mas deixam todo o resto indiferente? Não há desculpas para uma campanha como essa. A força da Apple é alimentada por seus principais clientes. A última coisa que ela quer é ganhar novos consumidores à custa de parecer ridícula para seus adeptos entusiastas.
No post em seu blog, Ken também compara a campanha à épica Get a Mac (Mac vs. PC), que se focava em novos consumidores, mas “foi um grande hit entre todos os donos de Macs, dos novatos aos profissionais”. Ele sinceramente espera que a Apple corrija essa mancada de maneira sublime.
Como disseram por aí, a Apple é conhecida por criar propagandas excelentes e marcantes. Os novos VTs são simplesmente legais/bacanas, por isso que decepcionaram tanto. Não são o que se espera dela.
[via Daring Fireball]