O melhor pedaço da Maçã.

Dicas e orientações para quem está tendo problemas com o nono dígito adicionado a celulares de São Paulo

Alterando número de telefone no iPhone

O que não faltam na App Store, agora, são aplicativos que ajudam na atualização dos contatos de iPhones/iPods touch, de forma a automatizar a adição do novo dígito 9 na frente dos celulares de São Paulo (DDD 11). Nós falamos de alguns aqui no site [1, 2, 3], mas a lista é grande.

Publicidade

Até aí tudo bem, uns são pagos e outros gratuitos, alguns ficaram mais bonitinhos, outros realizam o processo de forma mais rápida e/ou segura… no final, o resultado costuma ser o mesmo e executado com sucesso. Mas essa atualização dos contatos não resolve vários outros problemas que usuários começaram a notar a partir de ontem.

Com as dicas a seguir, esperamos que vocês consigam normalizar o funcionamento do seu iGadget e dos aplicativos instalados nele que possam ter sido afetados pela mudança da ANATEL.

#1: atualize o seu número telefônico

A primeira coisa a se fazer abrir os Ajustes (Settings) e ir até a opção Telefone (Phone). Lá no topo, toque no campo “Meu Número” e atualize o seu telefone com o 9 na frente.

Alterando número de telefone no iPhone

#2: reativando o iMessage

Tão simples quanto, vá em Ajustes » Mensagens e, lá no topo, desative o sistema iMessage. Aguarde alguns minutos e ative-o novamente para que o serviço passe a funcionar com o novo número.

#3: reativando o FaceTime

Repita o procedimento acima, porém via Ajustes » FaceTime.

Publicidade

Em ambos os casos, caso a mudança não surta efeito imediato é recomendável esperar alguns minutos e/ou até reiniciar o aparelho por completo. Caso ainda tenha dificuldades, experimente retirar o chip e depois recolocá-lo no lugar.

#4: fazendo o WhatsApp Messenger funcionar

A troca de número telefônico no WhatsApp é bem chatinha, porque as contas nele são justamente associadas ao telefone da pessoa. Ou seja, se ele é alterado, você precisa de um novo registro.

Ícone - WhatsApp Messenger

Antes de ir em frente, entre no WhatsApp e atualize o seu status com uma mensagem personalizada avisando a seus amigos sobre a mudança no telefone. Depois, apague-o do iPhone (pressione sobre o ícone até que comece a “sacudir”, aí toque no x), baixe-o novamente pela App Store (não se preocupe, você não terá que pagar de novo) e aí abra-o novamente para ativá-lo com o novo número.

#5: fazendo o Viber funcionar

O Viber funciona exatamente da mesma forma que o WhatsApp, então é só repetir o procedimento acima com ele. Um artigo de suporte recomenda que a conta antiga seja desativada previamente, mas isso não parece ser um passo realmente necessário. Para facilitar, aqui está o link direto do Viber na App Store.

Publicidade

·   ·   ·

Normalmente esses procedimentos já serão suficientes e bem sucedidos para a maioria dos usuários. Se você ainda está tendo problemas ou tem dicas extras para compartilhar conosco, use a área de comentários abaixo ou o nosso Fórum de discussões.

Durante os próximos dias (ou as próximas semanas), é bem possível que a mudança continue sendo problemática para muitos. Recebemos relatos, por exemplo, de que os identificadores de chamada de celulares não estão funcionando bem com o novo sistema. Outra coisa chata é que o iOS ainda não identifica 98888-8888 como um telefone válido em textos, permitindo que só toquemos sobre ele para realizar ligações.

Com o tempo, certamente tudo entrará nos eixos. 😉

[obrigado a todos que colaboraram com este post!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após dois anos na Apple, designer Everaldo Coelho está voltando ao Brasil para trabalhar em uma startup

Próx. Post

↪ Walter Isaacson não será obrigado a colaborar em caso sobre cartel de ebooks

Posts Relacionados