a própria Apple. Mas agora ela resolveu apresentar uma “concorrente” própria da Siri, chamada Nina (Nuance Interactive Natural Assistant).
Especialista em reconhecimento de voz, a Nuance Communications licencia suas tecnologias para várias empresas — inclusiveColocamos “concorrente” entre aspas porque a ideia da Nina é ser liberada/comercializada dentro de um SDK para desenvolvedores — tanto de iOS quanto de Android — interessados em oferecer para seus usuários um recurso semelhante, com comandos de voz diversos inteligentes.
Confira um vídeo de apresentação:

Aqui, uma demonstração mais detalhada da coisa:

A tecnologia é bastante completa, incluindo acesso por identificação biométrica de voz, recurso de texto-para-fala e reconhecimento inteligente, natural e semântico de comandos e ações. A precisão do sistema com certeza já está alimentada com anos de desenvolvimento do Dragon NaturallySpeaking.
Assim como ocorre com a Siri, o Nina Virtual Assistant SDK será um serviço que roda na nuvem (cloud) — ou seja, sempre requer uma conexão com a internet para funcionar —, por enquanto disponível apenas em inglês (americano, britânico e australiano). Mais idiomas serão liberados ainda neste ano.
Que a Carminha Apple não crie nenhum caso com a Nina. 😛
[via The Verge]