O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: em vez de um sintonizador, Apple projeta um mapa de rádios

Patente de mapa de estações de rádio

Acho que todo mundo já conhece o funcionamento de um sintonizador de rádio: você gira um controle analógico (ou aperta um botão digital) e escolhe uma frequência. Durante uma viagem, mudam as estações e você fica perdido, tendo que caçar as rádios locais ou esperar que seu aparelho consiga fazer isso automaticamente. Não haveria uma maneira melhor de implementar isso?

Publicidade

Entra uma patente da Apple, salpicando seu DNA num dos meios de comunicação difusos mais antigos. Em vez de organizar as frequências das rádios sequencialmente, por que não dispô-las num mapa? Fica mais fácil de visualizar as estações disponíveis, escolher uma e, caso o usuário esteja no meio de uma cidade desconhecida, o iPhone poderia atualizar o mapa de forma automágica.

Patente de mapa de estações de rádio

Para aumentar mais ainda a versatilidade do recurso, cada estação de rádio poderia ser exibida com um ícone e informações, como seu nome (nos EUA, eu não sei por que, quase todos são siglas impronunciáveis) e até com o gênero das músicas sendo tocadas no momento. Para não ficar relegado às tradicionais bandas AM e FM, o app seria compatível com estações via satélite, como a Sirius.

Publicidade

E, para nos deixar coçando a cabeça, a mesma patente faz menção a formas de adicionar um receptor de rádio FM em MacBooks, inclusive através da inserção de um cartão periférico em um slot de expansão… Tipo, “Bem-vindo a 1993”, né? Tenho a sensação de que esta patente é 75% pra evitar que outras empresas façam algo do tipo e só 15% pretensão real de lançar o recurso. Os outros 10% são a margem de erro para aleatoriedades Jobsianas — o iPod nano ganhou rádio com iTunes tagging e nunca mais largou, enquanto nenhum outro gadget da Maçã tem esse recurso… vai entender.

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conceito de case com carregador eólico para iPhone salva o planeta uma brisa de cada vez

Próx. Post

Lig4, da XSense Software, ganha versão para iPad

Posts Relacionados