O melhor pedaço da Maçã.

Base do iCloud poderá ser os novos Time Capsules, e não o data center da Apple na Carolina do Norte

Time Capsule de frente

Sabe tudo aquilo que Steve Jobs sonhava em 1997? Isso poderá de fato se tornar realidade amanhã, com o iCloud, mas enquanto muita gente acredita que a “nuvem” será o novo data center da Apple na Carolina do Norte, o Cult of Mac cita fontes seguras que descrevem algo diferente — e esse algo tem a ver com a chegada de novos Time Capsules.

Publicidade

Time Capsule de frente

Ao que tudo indica, a “nuvem” do usuário será o seu próprio Time Capsule — o qual teoricamente fica sempre ligado, conectado à internet. A ideia é que todos os arquivos de Macs e iGadgets interligados a uma base sejam armazenados e sincronizados constantemente com o HDD embutido na base, e tudo isso fica disponível para a pessoa onde quer que ela esteja.

Como boa parte dos sistemas da Apple, a sincronização de dados, configuração e acesso seriam feitos de forma suave e sem a necessidade de conhecimentos especiais. Conectou-se, tudo está em suas mãos. Alguns dos recursos já anunciados para o Mac OS X Lion têm muito a ver com isso, incluindo Auto Save (gravação instantânea e automática de tudo o que você trabalha no Mac) e Versions (uma espécie de mini-Time Machine para cada documento).

Publicidade

Pouco se sabe sobre o hardware desses novos Time Capsules, mas por enquanto especula-se que eles poderão contar com chips A4 ou A5 e rodar uma versão modificada do iOS, à la Apple TVs. Como o preço de HDDs também continua caindo, é de se esperar que as capacidades internas deles sejam pelo menos dobradas nessa nova geração, para 2TB e 4TB.

É claro que não dá pra descartar todo o novo data center da Apple, que dificilmente será destinado apenas ao streaming de conteúdos da iTunes Store. Quem sabe, por uma taxa anual de um novo MobileMe, usuários poderão também fazer backup de seus Time Capsules na nuvem, contando assim com uma camada extra de segurança — mas nada está confirmado, ainda. O que não dá pra imaginar é que o iCloud *requererá* que o usuário tenha um Time Capsule para sua utilização.

Em paralelo a isso, o Mac Predictions criou um mockup de como acha que seria um misto de iCloud com MobileMe e web apps da Apple rodando na nuvem:

Web apps da Apple com iCloud à la MobileMe

Os caras acreditam que o iCloud chegará mesmo para substituir o iSync, sincronizando todos os dados do usuário com a nuvem; a Apple oferecerá uma iTunes Store na nuvem; apps de iOS poderão rodar no iCloud; usuários terão um novo app iPod para acesso ao seu acervo multimídia pela nuvem; o iWork.com finalmente se consolidará como forte concorrente para o Google Docs; e até o iPhoto ganhará uma versão para iPad integrada ao iCloud.

Faltam poucas horas… 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Nostalgia: na WWDC 1997, Steve Jobs já falava sobre “computação remota” (iCloud-like)

Próx. Post

Mac Society: “Um vírus superbacana”

Posts Relacionados