O melhor pedaço da Maçã.

Apple vs. Samsung: divergências continuam, conversa entre CEOs, julgamento perto do fim e influência da decisão

Julgamento Apple vs. Samsung

Na sexta-feira da semana passada (17/8), uma importante fase do julgamento entre Apple e Samsung se encerrou: os testemunhos. E, como sempre, muitas novidades surgiram desde a nossa última leva de notícias sobre o assunto.

Publicidade

Julgamento Apple vs. Samsung

Abaixo, mais informações/destaques do caso:

Vocês não são especiais

Este é um caso grande, envolvendo duas gigantes de tecnologia. Mas, segundo o The Verge, o juiz Paul Grewal, assim como a juíza Lucy Koh, não estão nada felizes com o andamento e com a quantidade de trabalho que a disputa está dando. Grewal ressaltou que uma hora isso tudo tem que acabar, para que as outras centenas de casos envolvendo direitos civis, seguridade social e outros assuntos realmente importantes para a população sejam resolvidos.

Publicidade

Grewal chegou a questionar num dado momento: “O que faz as partes, neste caso de patentes, serem tão especiais?” Realmente, não tem como discordar. Pra gente, que gosta do assunto, é interessante. Mas não dá para negar que existem coisas muito mais importantes para serem decididas, e que essa disputa está consumindo tempo/energia demais dos envolvidos.

No documento, o juiz também negou o pedido da Samsung que acusou a Apple de ter destruído evidências pertinentes ao caso — da mesma forma que ela fez. Só que, de acordo com o FOSS Patents, a juíza Koh não concordou com ele e avisará ao júri que, assim como a Samsung, a Apple também destruiu evidências (emails de Steve Jobs entre julho de 2010 e outubro de 2011).

Publicidade

A Apple não conseguiu preservar as provas para o uso da Samsung neste litígio após o dever de preservação surgir. Se este fato é importante para você chegar a um veredito neste caso, você decidirá.

A mesma mensagem, falando da Samsung, também será entregue ao júri. Florian Mueller, especialista no assunto, disse que a decisão da juíza foi uma boa vitória para a Samsung, já que agora as companhias estão em “igualdade”. Mas ressalta que, mesmo assim, a Apple ainda está numa boa situação.

Ícones

Susan Kare voltou a testemunharveja aqui como foi o primeiro —, falando especificamente sobre a questão evolvendo a cópia (ou não) dos ícones do iPhone pela Samsung.

O que é importante em uma tela sensível ao toque é que existe um alvo para o seu dedo. Isso não quer dizer que precisa [ter esse formato] cercado… Isso é uma opção, e não uma obrigação. […]

Recipientes frequentemente são usados como uma metáfora para um botão no mundo real. Há todos os tipos de elipses, círculos e quadrados em aparelhos no mundo real.

Ou seja, para Kare e para os advogados da Apple, a Samsung copiou mesmo os ícones do iPhone eu seus smartphones.

O iPad não foi uma cópia

O AppleInsider informou que, rebatendo acusações da Samsung de que o design do iPad é uma cópia de outros produtos (como o Compaq TC1000 e o Fidler), o designer Peter Bressler levou uma réplica de uma tablet Fidler para provar que o iPad não se parece com ela.

Conceito de tablet Fidler

Bressler construiu(!) o modelo para mostrar que ela em nada tem a ver com as patentes de design da Apple (espaços na lateral para cartões de memória, uso de caneta, etc.).

Patentes essenciais

A CNET News noticiou que, de acordo com Dr. Michael Walker, ex-presidente do conselho do European Telecommunications Standards Institute (ETSI), a Samsung não estava em conformidade com as orientações estabelecidas pelo órgão. Durante depoimento, Walker afirmou que a empresa não divulgou, em tempo hábil, duas das patentes (gerenciamento de energia e alta velocidade de transmissão de dados) que está usando em seu caso contra a Apple. Por isso, ela não deveria poder utilizá-las como armas contra a Maçã.

Para provar, Walker realizou duas investigações paralelas na cronologia dos arquivamentos da Samsung, constatando que a empresa não divulgou os documentos necessários até anos depois de os trabalhos em cima do padrão terem começado. A empresa rebateu, dizendo que as patentes eram confidenciais, e citou uma seção de política do grupo de proteção a privacidade.

Perto do fim

Conforme falamos, os testemunhos acabaram — foram 25 horas para cada lado. Agora, segundo o AllThingsD, ambas finalizarão as instruções que serão dadas aos júri para a definição do caso. Na terça-feira, as empresas também terão duas horas de alegações perante o júri para que a deliberação seja iniciada.

Sobre a tentativa de um acordo, era mais do que óbvio que nesta altura do campeonato nada seria feito, e foi exatamente isso que a Bloomberg notificou — ou seja, cabe agora ao júri decidir quem está certo.

Mas ainda resta um fio de esperança, pois uma fonte da mesma Bloomberg informou que Tim Cook (CEO da Apple) e Kwon Oh Hyun (CEO da Samsung) poderão conversar por telefone (iPhone vs. Galaxy S III? :-P) ainda hoje sobre o caso. Esta seria a terceira vez em que o processo entre elas seria pauta de uma reunião entre os CEOs das empresas [1, 2]. Resta saber se, assim como as outras duas, a coisa terminará do mesmo jeito que começou: sem acordo.

Apesar de outros encontros já terem acontecido, esta será a primeira conversa entre Cook e o novo CEO da Samsung. Hyun foi apontado para o cargo em junho deste ano e, antes de assumir o posto mais alto da sul-coreana, trabalhou bem perto de Cook — ele era o chefão do negócios da Samsung envolvendo componentes. Como a Apple é uma das principais clientes da Sammy (provavelmente a principal), Cook e Hyun não são desconhecidos um do outro. Quem sabe isso poderá ajudar em algo, apesar de eu achar muito difícil a Apple querer fazer um acordo agora, levando em consideração que seu desempenho no julgamento foi bastante positivo, segundo especialistas.

Mais divergências

O WSJ.com disse que, mesmo perto do fim, Apple e Samsung continuam divergindo. Agora, cada lado está fazendo pressão para empurrar sua própria versão da ficha de trabalho do júri. O documento terá cerca de 12 páginas, com perguntas do tipo “sim” e “não” relacionadas às reclamações de violação de patentes. Só que o conteúdo do formulário é o que está gerando a discórdia, e a juíza Koh mais uma vez terá que resolver o problema.

Abaixo, os documentos de ambas as empresas:

A influência da decisão

Pensando à frente, conforme destacou o NYTimes.com, a decisão deste julgamento sem dúvida vai influenciar outras empresas. Explico: se a Apple ganhar, o medo entre outras fabricantes será instalado, e todos evitarão ao máximo um design similar ao da Apple, assim como as patentes de softwares da Maçã. Agora, se a Samsung ganhar, a porteira para a cópia descarada está aberta, e muito provavelmente algumas outras empresas irão no embalo!

A conclusão é mais do que óbvia, mas faz total sentido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Inscrições em calendários oficiais da Apple não estão funcionando

Próx. Post

Fleksy revoluciona a digitação em iPhones, ajudando deficientes visuais; confira uma entrevista com Lucas Radaelli

Posts Relacionados