O melhor pedaço da Maçã.

Ação coletiva contra acordo da Apple com o Google é descartada nos EUA

Koshiro K / Shutterstock.com
Apps do Apple e do Google

Uma ação coletiva que acusava a Apple e o Google de firmar acordos secretos para “suprimir o mercado de buscadores” foi descartada hoje nos Estados Unidos, pouco mais de dois anos após ser aberta.

Publicidade

Como notado pelo AppleInsider, a juíza Rita Lin, do estado da Califórnia, descartou todas as acusações feitas pelos reclamantes, embora tenha permitido que eles alterem uma delas para que o assunto seja reavaliado. Isso, contudo, deverá ser feito em até 30 dias; caso contrário, o caso será engavetado de vez.

A primeira acusação do grupo dizia que a Maçã teria entrado em um acordo secreto com a gigante de Mountain View para não competir no mercado de buscadores; em troca, a fabricante do iPhone receberia parte dos lucros da sua rival. Essa acusação, em específico, foi descartada por completo.

Já a segunda acusação faz coro com preocupações de órgãos antitruste ao defender que o acordo firmado entre as duas empresas para tornar o Google o motor de busca padrão do Safari impede o surgimento de ferramentas alternativas. Notícias do ano passado, vale lembrar, jogaram luz sobre os valores envolvidos com esse acordo, os quais girariam em torno de US$20 bilhões anuais.

Publicidade

Nesse caso, Lin concluiu que os reclamantes não apresentaram provas suficientes para sustentar os seus argumentos, mas permitiu que eles os alterassem. Até lá, porém, essa acusação continuará descartada.

Caso os reclamantes não consigam convencer a juíza de que a parceria entre as duas gigantes da tecnologia estaria sufocando concorrentes e o caso acabe sendo descartado de vez, eles também não poderão prosseguir com essas ações novamente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e outras Big Techs se juntam a consórcio envolvendo IA nos EUA

Próx. Post

Bard agora é Gemini; Google anuncia plano avançado pago e novo app

Posts Relacionados