O melhor pedaço da Maçã.

TSMC já pensa em chip com 1,4 nanômetro, após 2nm em 2025

Ascannio / Shutterstock.com
Close-up de chip com logotipo da TSMC ao fundo

Conforme repercutido ontem, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, ou TSMC, já está em vias de produzir processadores num processo de 2 nanômetros. A fabricante, porém, afirmou em uma conferência que também já está pensando na geração posterior, que deverá contar com uma litografia de apenas 1,4nm.

Publicidade

Enquanto o chip de 2nm é conhecido como “N2” dentro da TSMC, o de 1,4nm está sendo chamado de “A14”. Apesar de ser similar aos nomes dos chips da própria Apple, parece se tratar de uma referência tanto à litografia do chip quanto ao modo como a Intel nomeou o seu processador mais avançado atualmente, o “A18”.

Geoffrey Yeap da conversa com a TSMC.
Produção em massa do N2 em 2025.
A14 em desenvolvimento (primeira vez que disseram o nome??)
Falando sobre rede de distribuição de potência de fundo.
PPACt – Potência, Desempenho, Área, Custo e Tempo para mercantilizar.
.
Mapa de lançamentos do IMEC.
Parece desacelerar 🤔.

As previsões vão além até mesmo do chip de 1,4nm, mostrando possíveis evoluções futuras dos chips da TSMC. Podemos notar que, com o tempo, a tendência é que as mudanças na litografia vão ficando menores em relação à geração anterior, haja vista o nível do avanço tecnológico e a dificuldade em ir ainda mais além.

Apesar de a previsão inicial de que o chip feito em um processo de 1,4nm poderia começar a ser produzido em 2026, a expectativa atual é de que é difícil que o componente seja lançado antes de 2027, apenas com a informação de que ele está em desenvolvimento. Em 2026, por sua vez, deverá ser introduzida uma outra geração a partir do “N2”, chamada “N2P”.

Publicidade

A TSMC, porém, referendou a previsão que de o “N2”, com 2nm, entrará em produção em massa em 2025. Sendo assim, os iPhones a serem lançados em 2025 ou 26, assim como Macs e outros dispositivos da Apple anunciados a partir desse momento, deverão contar com processadores feitos com esse chip da fabricante taiwanesa.

Os iPhones atuais mais avançados, com o chip A17 Pro, usam a geração “N3B” da TSMC, assim como os chips M3, dos Macs mais novos. A Apple costuma ser a primeira a lançar produtos com novas tecnologias da TSMC, integrando-as aos iPhones primeiro para, então, estendê-las aos computadores e demais dispositivos.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivaldi ganha sincronização de histórico, recursos de personalização e mais

Próx. Post

Apple TV+ divulga imagens de Glenn Close em “The New Look”

Posts Relacionados