O melhor pedaço da Maçã.
Tada Images / Shutterstock.com
Siri no iPhone

Referências à IA generativa da Apple são vistas na 1ª beta do iOS 17.4

Códigos encontrados pelo 9to5Mac na primeira versão beta do iOS 17.4 podem muito bem ter nos revelado algumas pistas sobre o estado do desenvolvimento dos recursos de inteligência artificial da Apple — os quais, como amplamente rumorado, podem muito bem dar as caras com o iOS 18, o qual deverá ser apresentado na WWDC24.

Publicidade

Segundo o veículo, a nova versão do sistema que equipa os iPhones traz um novo framework chamado SiriSummarization cheio de exemplos de prompts do sistema. Alguns dos pedidos encontrados no código incluem frases como “por favor, faça um resumo”, “por favor, responda a essa pergunta” e “por favor, resuma o texto fornecido” (tudo em inglês, claro).

Esse framework, vale notar, se comunica por ora com o famoso ChatGPT, da OpenAI — embora provavelmente apenas para testes, uma vez que é muito mais provável que a Apple acabe usando o seu próprio modelo de linguagem em uma futura versão do iOS do que uma ferramenta de terceiros. Ao que tudo indica, a empresa estaria usando a tecnologia da OpenAI justamente para compará-la à sua própria solução.

O ChatGPT, vale notar, não é o único modelo de linguagem de terceiros que é mencionado no código da beta do iOS 17.4. Além dele, também foram encontradas referências ao (menos conhecido, é verdade) FLAN-T5, cujo detalhes podem ser conferidos nessa página.

Esses prompts também fazem referência a pedidos feitos na forma de uma mensagem de texto enviada via iMessage ou SMS 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas., o que condiz com um rumor ventilado pela Bloomberg no final do ano passado. Desse modo, é quase seguro dizer que o aplicativo Mensagens (Messages) terá algum tipo de integração com o modelo de linguagem da Apple.

O SiriSummarization é, aparentemente, capaz de realizar resumos no próprio dispositivo, dispensando comunicação com algum serviço na internet. Mesmo assim, tudo indica que a Apple está trabalhando com duas versões do seu modelo de linguagem (internamente conhecido como Ajax): uma que funciona 100% offline e outra que depende de processamento na nuvem para entregar as respostas.

Pelo andar da carruagem, o iOS 18 tem tudo para ser um dos updates mais importantes para a Apple em anos. Ansiosos?

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple divulga curta vietnamita gravado com o iPhone 15 Pro

Próx. Post

Google aprimora Project IDX com emulador do iOS e novos modelos

Posts Relacionados