O melhor pedaço da Maçã.

ONG francesa denuncia Apple por impedir reparo em assistências não autorizadas

Reparo de iPhone

Uma organização não governamental francesa chamada Halte à l’Obsolescense Programée (HOP) apresentou uma queixa contra a Apple junto à Procuradoria da República da França, em razão de a empresa não permitir que peças sejam trocadas por assistências não autorizadas. Caso isso seja feito, o produto deixa de funcionar.

Publicidade

As peças de produtos da Maçã passam por um processo chamado de pareamento. Elas têm um número de série, assim como iPhones, iPad, Macs e afins, que é associado ao produto no qual estão. Por exemplo, se a bateria de um iPhone é trocada, é necessário associá-la ao iPhone. Caso isso não seja feito, como ocorre ao realizar o procedimento em lugares que não sejam autorizados pela empresa, o aparelho deixa de funcionar ou fica mostrando um alerta de componente não original ao usuário.

Para a HOP, essa prática limita a reparabilidade dos aparelhos, em especial em assistências técnicas não autorizadas. Em um comunicado, a ONG afirmou que apresentou vários casos de aparelhos que apresentaram falhas após terem passado por reparos em que, por mais que a peça substituída fosse idêntica ou mesmo original, não era autorizada pelo software.

Em razão disso, a ONG acusou a Apple de práticas comerciais enganadoras e de delitos similares à obsolescência programada. Para o grupo, as ações da Apple ferem o direito ao reparo, bem como atravancam a possibilidade de adquirir e vender aparelhos recondicionados. Os impactos ambientais também foram ressaltados.

Publicidade

De acordo com a Reuters, a lei francesa proíbe diminuir deliberadamente a vida útil de um produto para estimular que ele seja trocado. Em 2020, a HOP conseguiu que a Apple pagasse 25€ milhões em razão de a empresa não ter avisado os consumidores que atualizações de software poderiam diminuir a velocidade de iPhones.

O Apple Self Service Repair, serviço que permite que o próprio usuário faça o reparo em alguns produtos da Maçã, chegou ontem a alguns países europeus, incluindo a França. As peças usadas nesse processo são consideradas certificadas no pareamento.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ lançará a 3ª temporada de “Truth Be Told” em 20/1

Próx. Post

Bitwarden anuncia preenchimento no DuckDuckGo e login sem senha

Posts Relacionados