O melhor pedaço da Maçã.

Chrome e Edge ganham modos de economia de memória

Modos de Economia de Bateria e Memória, do Chrome

O Google anunciou hoje dois novos recursos para o Chrome que prometem atender algumas das principais reclamações de seus usuários: o uso excessivo de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. e o alto consumo de bateria. De acordo com empresa, as novidades chegarão ao macOS, ao Windows e ao ChromeOS.

Publicidade

A primeira novidade se trata do novo modo de Economia de Bateria (“Energy Saver”), o qual reduz efeitos visuais como animações e limita a atividade em segundo plano para poupar a bateria da máquina. Segundo a gigante de Mountain View, ele é ativado sempre que o nível da bateria cai para 20% ou quando o computador é tirado da tomada.

Abas rodando suavemente? ✅
Maior duração da bateria? ✅
Prepare-se para desfrutar de uma experiência de navegação aprimorada, pois o #Chrome ganhou novos modos de economia de memória e economia de energia. Saiba mais sobre essas novas configurações de desempenho personalizáveis. goo.gle/3VFTIpP

Como é possível notar imagem abaixo, também será possível ativar ou desligar o recurso manualmente a qualquer momento pelo ícone dedicado na barra de ferramentas. Outra possibilidade será adicionar exceções para sites que não devem ser afetados pelo modo de Economia de Bateria.

O segundo recurso anunciado pelo Google tenta solucionar — ou pelo menos atenuar — uma das reclamações mais antigas de usuários do seu navegador, que quase sempre teve a fama de ser um verdadeiro devorador de RAM.

Publicidade

Falo do novo modo de Economia de Memória (“Memory Saver”), o qual libera a memória usada por abas inativas sem necessariamente fechá-las por completo. Caso o usuário precise voltar para alguma página, o navegador a recarrega automaticamente.

Como apontado pelo própria empresa, a novidade pode ser especialmente útil em momentos que o usuário, além de estar navegando pela internet, também está com algum aplicativo mais intenso aberto, como um jogo ou um software de edição de vídeos.

Ainda segundo a desenvolvedora, o novo recurso pode ajudar a economizar até 30% da memória do dispositivo. Assim como o modo de Economia de Bateria, ele também conta com um ícone dedicado na barra de ferramentas e deverá chegar para todos os usuários nas próximas semanas.

Usa o Edge? Sem problemas!

O Chrome não foi o único navegador a ganhar um modo que promete liberar espaço na memória do computador. Nas últimas semanas, a Microsoft começou a liberar um recurso chamado “Sleeping Tabs” na versão 105 do Edge — o qual também libera o espaço usado por abas que o usuário não visita há algum tempo.

De acordo com a empresa, a novidade funciona de forma completamente automática e também ajuda a poupar recursos de CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento.. Ao contrário do Chrome, entretanto, não é necessário esperar a página ser recarregada para continuar navegando.

No anúncio da novidade, a Microsoft explicou que o recurso ajudou a liberar o espaço na RAM consumido por mais de 1,38 bilhão de abas só em setembro passado. Em média, o “Sleeping Tabs” consegue poupar 83% da capacidade disponível.

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Carpool Karaoke”, do Apple TV+, ganha trailer de novos episódios

Próx. Post

Chefão do Fitness+ dá dicas para donos de Apple Watches

Posts Relacionados