O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: foco do Passbook passa bem longe da tecnologia NFC

Passbook no iOS 6

Anunciado durante a WWDC 2012, que ocorreu em junho, o app nativo Passbook, do iOS 6, chamou atenção de vários jornalistas que cobrem o mundo Apple. Muito foi especulado sobre o aplicativo ser apenas a ponta do iceberg ou de protótipos do próximo iPhone já estarem sendo testados com chips NFC (Near Field Communication), mas o AppleInsider acredita que ele será uma espécie de Game Center para aplicativos de lojas (varejo).

Publicidade

Criar uma rede de pagamentos móveis utilizando a tecnologia NFC é relativamente complicado, já que dispositivos compatíveis com a tecnologia deveriam ser espalhados por milhares de lojas para que o sistema realmente funcione. Outro problema é a quantidade de usuários que utilizariam esse serviço, já que nenhum dispositivo atual possui um chip NFC.

Passbook no iOS 6

Atualmente, o Passbook é um aplicativo que mostra para o usuário seus diversos tickets e cartões promocionais, focado apenas em listar conteúdo. É claro que, se a Apple planeja mesmo implementar um sistema de pagamento digital via NFC exclusivo do próximo iPhone, ela não mostraria esta função na versão beta do iOS 6, mas o grande potencial dele está na nossa frente.

Publicidade

Assim como o Game Center já dá aos desenvolvedores o sistema de placares e conquistas, o Passbook oferece opções de data, hora e localização geográfica, além de atualizações automáticas de cupons. Como os desenvolvedores também podem criar tickets personalizados, a migração desses aplicativos para o Passbook é quase certa, pois a Apple já oferece todo o sistema, diminuindo bastante o esforço necessário.

As novidades da Maçã para o aplicativo devem estar mais voltadas aos desenvolvedores do que aos usuários. O objetivo do Passbook deverá ser melhorar a integração entre aplicativos relacionados a compras, como de companhias aéreas, jogos de beisebol ou lojas, e talvez oferecer um sistema de compras que não dependa da tecnologia NFC.

O evento que deverá anunciar o iPhone de sexta geração acontecerá na próximo semana, no dia 12 de setembro, e ele deverá vir recheado de novidades sobre o Passbook e muitas outras funções do próximo sistema operacional móvel da Apple, o iOS 6.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Withings lança nova balança monitorada por iPhones/iPods touch

Próx. Post

↪ Google Chrome completa quatro anos e ganha mais um update no iOS

Posts Relacionados