O melhor pedaço da Maçã.

Intel revela Thunderbolt 5 com conexão 3x mais rápida e recarga de até 240W

Thunderbolt 5

A Intel já vem divulgando especificações do Thunderbolt 5 há quase um ano, mas hoje a empresa revelou oficialmente o novo padrão. Com ele, a promessa é de um salto significativo em velocidade de conectividade e transferência, proporcionando desempenho aprimorado — especialmente para criadores e gamers.

Publicidade

A grande vantagem do Thunderbolt 5 é a maior velocidade de transferência de dados, que é de até 120Gbps, 3x maior em comparação aos 40Gbps oferecidos pelo Thunderbolt 4. Uma pequena ressalva, no entanto, é que essa velocidade só é alcançada quando se utiliza um modo de transmissão dedicado.

Mais precisamente, o Thunderbolt 5 oferece quatro conexões de até 40Gbps cada e, em uma configuração padrão, são usadas duas delas em cada direção, fornecendo até 80Gbps de forma bidirecional — o dobro da velocidade do Thunderbolt 4. Entretanto, se for detectado um cenário no qual é necessário mais largura de banda, como monitores de resolução extremamente alta, o Thunderbolt 5 pode reconfigurar as conexões para atingir velocidades de transmissão de até 120Gbps — bem como até 40Gbps de recebimento.

Essa especificação permite suporte para configurações de exibição totalmente novas, incluindo monitores com uma taxa de atualização de até 540Hz, até três monitores 4K com taxas de atualização de até 144Hz, além de múltiplos monitores 8K!

Mais do que isso, a velocidade de conexão aprimorada também beneficia o uso de drivers externos e as GPUs1Central processing unit, ou unidade central de processamento. que aproveitam as conexões Thunderbolt. Nesse sentido, o protocolo de dados USB agora suporta velocidades de transferências de até 20Gbps, embora o requisito mínimo permaneça em 10Gbps. Ademais, o Thunderbolt 5 possui suporte para DisplayPort 2.1, USB4 v2.0 (80Gbps) e PCIe 4.0.

Outra novidade do Thunderbolt 5 é a possibilidade de recarregar dispositivos a uma potência de até 240W — contra os 140W do padrão anterior. Quanto à potência mínima necessária para recarregar acessórios, ela é de 15W.

É esperado que os primeiros computadores e acessórios compatíveis com Thunderbolt 5 estejam disponíveis a partir de 2024.

via VideoCardz

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá não lançar novos iPads neste ano

Próx. Post

Promoções na App Store: Lanyard, Wallax, Graphing Calculator 4 e mais!

Posts Relacionados